>
a voz da cidade 970 x 150 px

Câmara tem novo vereador: Rudnei Heleno entrou no lugar de Gilberto Caldas que foi para governo

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

PORTO REAL

Desde dezembro Gilberto Caldas (PSL) não está mais como vereador. Ele foi chamado pelo prefeito Ailton Marques (PDT) para assumir a Secretaria de Governo. Em seu lugar no Legislativo está o vereador Rudnei Heleno Alves (DC). E ele apresentou um assunto na câmara: solicitando que a Farmácia Municipal ganhe uma extensão para dentro do Hospital Municipal São Francisco de Assis. Após muita discussão, o vereador chamou os demais para serem coautores do pedido que será enviado ao Executivo. Esse pedido já tinha sido feito por outros dois vereadores.

De acordo com o vereador, a extensão se faz necessária porque muitos moradores atendidos no hospital precisam depois se deslocar até a farmácia. Ele lembrou que sexta-feira, após o término do expediente, sábados, domingos e feriados, a farmácia não funciona, o que dificulta a acessibilidade aos medicamentos por parte da população. “Esse pedido é de extrema importância para a população, principalmente a mais carente que não tem condições de comprar os medicamentos e muitas das vezes é preciso adquirir um remédio em horário e dia em que a farmácia está fechada”, disse Rudnei.

O vereador Lulinha (PV) parabenizou o autor e ressaltou que realmente  muitas pessoas dependem de medicamentos e que outro fator importante é a espera que está sendo longa, de acordo com reclamações que ouve diariamente no gabinete e sugeriu que o Executivo passasse a farmácia para dentro do hospital e não fazer um braço, assim evitaria ter dois tipos de atendimento. Carlinhos Tchaia (MDB), outro vereador, usou a palavra e lembrou que no passado a farmácia funcionava dentro do hospital e não entende porque mudou de local.

“A localização da farmácia e os horários são um assunto muito debatido nessa Casa. Peço que o prefeito receba a indicação e avalie com muito carinho o pedido, pois nossa população tem essa urgência nos serviços de saúde”, disse o vereador Paulo César (DC).


Mais enfático, o vereador Fábio Maia (MDB) ressaltou que o pedido foi feito já diversas vezes e o Poder Público não resolve. “O que eu vejo é a falta de interesse do Poder Público em resolver uma questão que é clamada aqui por inúmeras vezes. A indicação vai e volta e nada se resolve”, lamentou Maia.

Para a vereador Bianca Sampaio (PSDB), a indicação já foi feita e tem que ser analisada com muito cuidado e coerência. “A localização da farmácia e o horário de atendimento têm sido colocado em discussão por várias vezes nesse plenário, um sinal que a população insiste e tem urgência em que a questão seja resolvida. O prefeito juntamente com o secretário de Saúde têm que ter o bom senso de fazer uma avaliação da hipótese de entregar medicamentos a noite, sábados, domingos e feriados e acredito que não seja tão complicado de ser realizado”, ressaltou Bianca.

Um dos que já fez esse pedido no Legislativo, o vereador Valcir da Silva (PP), disse não estar nada contente com o cenário. “Parabenizo o vereador Rudnei pela preocupação, mas não posso deixar de ressaltar que já fiz a mesma indicação e numa das conversas com o poder executivo me foi garantido que teria um espaço físico dentro da Secretaria de Saúde para a entrega de medicamentos quando a farmácia estivesse fechada, mas até hoje não vi o cumprimento do acordo”, falou Valcir.

Para o vereador Henry é necessário um estudo, mas não é simples. Ele argumentou que o hospital pode funcionar 24 horas por dia, mas nem todo receituário parte de lá, já que muitas receitas vêm de policlínicas. “E quando falam em encurtar a distância não podem deixar de relevar que de segunda a sexta o atendimento é feito na maioria das vezes em bairros distantes da farmácia e do hospital”, disse Henry.

Segundo o vereador Claudio (PSD), é preciso ter cuidado ao elaborar uma indicação. Ele citou que não falta remédio na cidade e não acredita ser necessário que a farmácia seja transferida para o hospital.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos