O Dia do Advogado foi celebrado no último dia 11, mas na Câmara de Vereadores de Volta Redonda a data foi comemorada na noite desta quarta-feira, 22, com Sessão Solene. Cerca de 150 pessoas prestigiaram a
Solenidade. Além dos 32 advogados condecorados com o Diploma Dr. Fuede Namen Cury, homenagem póstuma ao advogado e ex-vereador por quatro mandatos, estiveram presentes no evento amigos e parentes dos profissionais homenageados.
Foi a primeira Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Volta Redonda alusiva ao Dia do Advogado com a finalidade de prestigiar os profissionais que se destacam no âmbito da advocacia na cidade. Vale lembrar que a proposta do vereador Rodrigo Furtado (PTC) foi votada e aprovada, por unanimidade, em fevereiro deste ano. Na mesma ocasião, também de autoria de Furtado, foi criado o “Dia Municipal do Advogado”, incluído no Calendário Oficial do município e comemorado anualmente no dia 11 de agosto.
O autor da proposta se declarou muito feliz com o momento. “É bom olhar para trás e analisar nossa trajetória até hoje. Tenho imenso orgulho em ser advogado e não imagino fazer outro ofício na vida. É apaixonante poder colaborar e participar da vida das pessoas. Não tem preço. Parabenizo todos os homenageados, que pautam sua carreira na seriedade e na legalidade”, destacou o parlamentar, ressaltando que esse é o caminho, já que sem a advocacia não há justiça e sem justiça não há democracia. Lembrou que seu objetivo e função é fazer com que o Brasil se torne a cada dia um país mais justo.
IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS
Furtado fez questão de ressaltar a importância destes profissionais para a manutenção dos direitos dos cidadãos, colaborando diretamente para a perpetuação da legalidade, e cooperando para a promoção da justiça. Em seu discurso, na abertura da Sessão Solene, o autor da homenagem falou sobre as dificuldades enfrentadas na profissão e as lutas do dia a dia da categoria.
O advogado Pedro Dalbone, que falou em nome de todos os homenageados, fez um breve relato histórico sobre a importância e formação da advocacia no Brasil. Lembrou que foi intensa a emoção de estar no evento e falar por todos os advogados. “Nossa profissão é firmada e pautada na ética e é por esse tipo de conduta que a sociedade clama. E, é desta forma, que vamos colaborar para mudança do nosso país, o tornando mais justo e mais correto”, finalizou.
HOMENAGEADOS
Rodrigo Furtado homenageou Ettore Dalboni da Cunha e a Mesa Diretora à Adriele Medeiros Gama e Katia Compasso Arbex Corrêa. Carlinhos Santana prestou homenagem aos advogados Célia Cristina Amorim Jordão e a Mesa Diretora Luiz Henrique Gatte. Laydson à Gustavo Luiz Corrêa; Maurício Pessôa à Caio Oliveira Chicarino de Carvalho; Vair de Oliveira Moura a Otávio Luiz da Silva, Sidney Dinho à Leandra Maria Silvério; Luciano a Ricardo José Campos de Souza e a Marcos Antônio da Silva; José Augusto a Pedro Luiz Dalbone da Cunha.
O vereador Fábio Buchecha homenageou à advogada Pabline de Oliveira Venezia e Marta Cassiano; Washington Granato à Grazielle Granato e à Jader Brum; Pastor Washington Uchôa à Patrícia de Carvalho; Rosana Bergone à Viviane Missaggia e a Patrícia Avelar; Edson Quinto à Saulo Hermosilla, Adauto Junior e à Elias Quinto; Paulinho Raio X à Pâmela da Silva, Jari Simão a Ricardo Pinto e a José Vieira; Paulo Conrado a Marcello Torres e a Mônica Conrado; Fernando Martins à Nathanael da Silva, á Luis da Silva e à Sidney de Oliveira; Nilton Alves a Rodrigo Vitorino, além de Isaac Bernardo à Carolina de Azevedo.