RIO CLARO
A diminuição de horários no transporte público municipal e intermunicipal e a afirmação de que a linha Passa Três/Barra Mansa seria suspensa fez com que os vereadores se movimentassem. Foi enviado ofício para o Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado, assinado pelo presidente da câmara, vereador José Alexandre de Almeida Cunha (SD), solicitando a interferência do Judiciário. Além disso, os vereadores pediram agenda na Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana. A informação era que a linha seria suspensa no dia 30 de setembro. Uma audiência pública acontecerá neste mês de outubro.
Na Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado, a resposta foi dada pela Dra. Flávia Mac-Cord Rodrigues da Silva Bhering. Ela solicitou mais informações sobre o problema ao Legislativo que informou que a população de Passa Três é de cerca de três mil habitantes e da Fazenda da Grama é de mil habitantes. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Passa Três tem 1.953 eleitores e Fazenda da Grama, 576 eleitores.
No ofício, os vereadores informaram ainda que não receberam nenhum comunicado oficial sobre a suspensão da linha. “Só tivemos ciência do assunto através de usuários da linha Passa Três-Barra Mansa que postaram nas redes sociais a foto de um cartaz dentro dos ônibus que faz a referida linha”. O referido cartaz, continha a seguinte mensagem: “Atenção, senhores passageiros que utilizam a linha P-425 Barra Mansa-Passa Três. Informamos que a referida linha será suspensa temporariamente a partir de 30/09/2023, próximo sábado”.
Outro ofício foi encaminhado pelo Poder Legislativo de Rio Claro, para o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, solicitando agenda para uma reunião, na Secretaria do Estado, com o objetivo de tratar da situação do transporte público no município.
A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa (Alerj) que também recebeu ofício da Câmara de Rio Claro, respondeu através de seu presidente Dionisio Lins, que enviou ofício ao Diretor Técnico do Detro, José Roberto Gonçalves pedindo explicações sobre o ocorrido, se a redução dos horários e suspensão da linha Passa Três-Barra Mansa foi aprovada pelo órgão e em caso positivo pediu que o Detro compartilhe com a Comissão de Transportes o estudo realizado para a aprovação. Caso o Detro não tenha aprovado, que realize uma fiscalização nesta linha para verificar os desvios apontados.
A empresa Colitur, responsável por parte do transporte público no município, não se manifestou sobre o assunto, aos questionamentos do Legislativo.
Audiência Pública
Para debater com as autoridades, empresários e a população em geral, a Câmara de Rio Claro irá promover no próximo dia 24, às 18 horas, uma audiência pública no Plenário Vereador Waldemiro Gonçalves Neto. “O diálogo entre o Poder Público e as autoridades competentes é fundamental para a construção de medidas efetivas que melhorem a mobilidade e promovam o bem-estar de todos”, disse o presidente da câmara.