RESENDE
Placas instaladas em vias públicas visando a conscientização no combate e prevenção à violência conta mulher. Esse foi o teor de um projeto de lei aprovado por unanimidade durante a sessão de terça-feira, 4, na Câmara de Resende. A mensagem tem como autoria a Mesa Diretora, composta pelos vereadores Sandro Ritton, presidente; Soraia Balieiro, vice-presidente; Matheus Oliveira, 1º secretário; e Edson Peroba 2º, secretário.
A proposta surgiu a partir de um plano semelhante e pioneiro, implantado em Itatiaia pela secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Pimentel Cavallari. Presente na sessão ordinária, acompanhada do prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, lembrou que o combate a violência contra mulher é uma luta que tem travado há muito tempo. “Através da implantação do projeto em Itatiaia, creio que tenha sido um passo importante pela conscientização”, disse a secretária.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Sandro Ritton, salientou o apelo social que contém as placas. “Visa conscientizar e sensibilizar toda a sociedade quanto à importância de enfrentarmos juntos esse problema. Minha esperança é que tal iniciativa seja seguida por outras cidades espalhadas por todo o país”, salientou Sandro Ritton.
Segundo estabelece o projeto, as placas deverão ser instaladas, preferencialmente, em locais de grande fluxo de pessoas, contribuindo para a propagação das mensagens.
Também marcou presença na votação do projeto de lei o juiz Guilherme Martins Freire, titular da 2ª Vara Criminal de Resende.