>
728x90 vacina (1)

Caixa d’água com estrutura corroída amedronta moradores em Piraí

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

PIRAÍ

Moradores da Rua do Cruzeiro, do Morro Sarole, procuraram o A VOZ DA CIDADE para denunciar um risco eminente que uma caixa d’água vem causando a comunidade. Segundo os relatos, o recipiente transborda há mais de 15 anos. Ainda de acordo com a denúncia, a água já se infiltrou no solo e danificou várias residências, e, além disso, a base da estrutura, que tem cerca de dez metros, está totalmente corroída. Conforme os depoimentos, o recipiente pode vir ao chão a qualquer momento, o que causa o medo de quem mora no entorno do tanque.

Os moradores questionaram ainda se é permitido que uma estrutura como essa, esteja tão próxima das casas. Segundo informou a prefeitura, através da assessoria de imprensa, o serviço de distribuição de água no município de Piraí é de responsabilidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que é uma autarquia ligada diretamente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

ESTRUTURA OXIDADA

O caldeiro escalador offShore, Maurício Minervino Ferreira, trabalha com manutenção em estruturas e tubulações em plataformas de petróleo e realizou um vídeo mostrando a água transbordando da caixa d’água. “A tendência é a parte exposta da estrutura oxidar, ainda mais com a água caindo. A base já está bastante corroída e chegará uma hora que ela não aguentará o peso e irá ao chão, podendo causar acidentes fatais”, afirmou, completando que os responsáveis não tomam providências.

Maurício ainda denunciou a falta de manutenção. “Inclusive, vários moradores já entraram em contato com a Cedae, eles dizem que está tudo em conformidade, mas não mostram um relatório com o processo da inspeção. Eu trabalho nessa área, e sou familiarizado com o assunto e sei que, geralmente, quando é feita a manutenção periódica, a estrutura não fica assim”, alarmou, contando que sua preocupação é com a filha de dez anos que mora no local com a mãe.


o medo é que o tanque desabe a qualquer momento Foto – Fábio Guimas

A equipe do A VOZ DA CIDADE esteve no local e conversou com moradores da comunidade que afirmaram já ter realizado diversas denúncias. É o caso da dona de casa, Nilda Ribeiro, de 55 anos, que conta que mora atrás da caixa d’água há 20 anos e desde então a água fica vazando. “Essa situação persiste há anos, mas desde dezembro de 2018, a situação piorou. A água começa a vazar de noite e só para no outro dia no período da tarde”, informou, dizendo que já realizou diversas reclamações, mas nada foi feito. “Nossa casa já foi muito danificada por causada infiltração, a parede e o piso rachou. Isso está perigoso demais”, lamentou.

Outra moradora que denunciou a falta de manutenção no tanque foi Ana Maria de Souza, de 47 anos. Ela contou que mora há uns 15 metros do tanque e mesmo assim é prejudicada pela infiltração da água no solo. “Precisei trocar o piso da cozinha, que estufou e, além disso, o piso do meu quarto chegou a ceder. Isso é causado pela infiltração”, expôs.

Outra questão apontada pela comunidade, é que ao mês duas contas de água chegam as residências. “Eu não tenho certeza, mas desconfio que eles estejam cobrando a taxa da água que está vazando, o que não é certo”, disse a operadora de caixa, Jéssica Ribeiro Brun, de 27 anos. “Já reclamamos com a prefeitura e eles dizem que não é de responsabilidade deles. Agora queremos obter respostas com o Ministério Público, porque não podemos deixar a situação como está”, apontou.

PROCURADOS

A prefeitura ainda informou que não tinha conhecimento da gravidade de tal fato. “Vamos encaminhar uma equipe até o local para averiguar as condições da estrutura mencionada. A Prefeitura de Piraí mantém órgãos competentes de fiscalização, como por exemplo, a Defesa Civil que é acionada de acordo com as demandas apresentadas pela população”, informou a nota.

O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Cedae, que até o fechamento desta edição, não tinha ainda se pronunciado.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos