Cai o número de violência em Barra Mansa entre 2017 e 2019

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Entre 2017 e 2019 houve queda no número de violência na cidade. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Os resultados envolvem ocorrências de furto, roubo, homicídio e apreensões.

Segundo informações da 2ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), houve redução de 17,9% nos roubos de rua e 14,58% nos homicídios. Já o número de prisões e apreensões aumentaram. Foram 745 pessoas detidas em 2019 contra 532 em 2016, representando um crescimento de 40%. O mesmo acontece com armas e drogas. No período, foram recolhidas 333 armas e 1.154 pessoas presas por tráfico de drogas.

Dados do ISP apontam que entre as três cidades mais populosas da região, Barra Mansa aparece com os melhores índices em registros de ocorrência, homicídio, roubos, furto e apreensão de drogas. O município é o segundo em recuperação de veículos roubados.

“O trabalho sério que temos feito, a Polícia Civil, a Militar e a Guarda, tem permitido avançarmos todos os dias. O delegado Ronaldo, o Capitão Videira e o Comandante Valcir têm realizado um grande trabalho em equipe”, disse o prefeito Rodrigo Drable.

O capitão da 2ª Cia, Alcimar Videira, aponta as razões para a melhora na segurança do município. “Isso é resultado da integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, em parceria com a Guarda Municipal. Sempre que possível, trabalhamos em equipe. Mais de 85% dos policiais que trabalham na área de Barra Mansa são moradores do município e são clientes do próprio trabalho, zelando por suas famílias e por toda a sociedade. Aumentamos em muito as prisões de drogas e armas na região nos últimos dois anos”, informou.

Além dos mecanismos de segurança, a cidade, segundo o chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ribeiro, tem se destacado também nos resultados obtidos. “O número de casos caiu. Nós trabalhamos com metas estipuladas pela corporação e nos mantivemos com resultado positivo. Isso envolve quantidade de prisão e inquéritos relatados, aqueles que foram concluídos. Em 2018, a Polícia Civil de Barra Mansa ficou em primeiro lugar em produtividade, em um ranking envolvendo as 167 delegacias do estado do Rio de Janeiro. Em 2019 conquistou o segundo lugar. Barra Mansa está bem administrada”, informa, completando que nos casos de violência contra a mulher de 2018 e 2019 também houve redução. E neste ano, segundo ele, nenhum caso de feminicídio foi registrado.

AÇÕES DO PODER PÚBLICO

Foram listadas ações realizadas pela prefeitura que visam garantir a segurança, como o Centro Estratégico de Segurança Pública (CESP), que conta com 75 câmeras e com canal de denúncias 24 horas por dia, através do 153.

Além disso, existe a Patrulha da Mulher que realiza rondas em todos os bairros e distritos, com a participação de dois guardas municipais e um policial militar, sendo um agente do sexo feminino. O serviço pode ser acionado pelo WhatsApp (24) 98175-9429 ou pelos telefones de plantão da Guarda Municipal (24) 3028-9339 e 3028-9369.

Outra ação é a ronda escolar, cujo patrulhamento acontece de segunda a sexta-feira e envolve agentes da Guarda Municipal e da Policia Militar. A iniciativa já consolidou mais de 12 mil atendimentos rotineiros nos últimos anos. São mais de 6,5 mil visitas as redondezas de 65 unidades escolares e 12 creches, abrangendo as escolas do Governo do Estado e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos