Os idealizadores do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), do Movimento pela Ética na Política, promoveram no último sábado, 21, o Café da Memória. O evento, que aconteceu em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no dia 15, contou com a participação de alunos e educadores voluntários e outros visitantes. O evento aconteceu no Salão Social da Paróquia Santo Antônio, no bairro Niterói. O encontro, segundo os organizadores, foi marcado por muita descontração, testemunhos e determinação dos professores voluntários e alunos.
O pároco da comunidade, padre Carlos Henrique, e os dos coordenadores da comunidade, Alex Sá e Patrícia Osório, na abertura do encontro, ressaltaram a importância do PVC. “O Pré é importante, pois já possibilitou a formação de médicos, engenheiros, nutricionistas, inclusive sacerdotes”, destacou o padre.
As alunas no PVC-2017, Amanda Matos, Raquel Almeida Cristina e outras apresentaram a linha do tempo dos 18 anos do Pré-Vestibular. Elas coordenaram homenagens aos 30 professores. O químico Valmir Pereira, um dos fundadores do Pré-Vestibular em 2000, foi um dos que não escondeu a emoção de ver a continuidade do PVC. “A continuidade desse projeto é fruto da compreensão do que se recebe e passa para outros em novas realidades. É gratificante rever amigos dirigindo para o padre Normand Cavouette. Estou muito feliz”, declarou, abraçando o professor Murocy Brito, que entrou no projeto em 2001.
“Ficou claro avaliar, rever e seguir na construção de coisas novas através da educação. Sensacional tarde. Agradecemos aos organizadores e apoios de longe e de perto”, concluiu o secretário geral do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, lembrando que olhares ambientais também envolveram o MEP no fim de semana durante o II Seminário Arie Floresta da Cicuta. O evento, que reuniu dezenas de pessoas no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), foi promovido pela Comissão Ambiental Sul e outros.