RESENDE
Entre 16 e 20 de setembro de 2024, os Cadetes do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) participaram da Operação Monjolo, realizada no Campo de Instrução da instituição. O exercício foi caracterizado por operações continuadas, onde os grupamentos alternaram missões com a ocupação de bases de patrulha, promovendo a interdisciplinaridade e a interoperabilidade com o apoio de cadetes de todas as Armas, Quadros e Serviços.
Participaram da operação 12 pelotões, que executaram diversas atividades, incluindo patrulhas de neutralização, emboscada, destruição, interdição, vigilância, ressuprimento, contato e reconhecimento. Os cadetes tiveram a oportunidade de desempenhar funções de comando sob a supervisão dos Comandantes de Pelotão, recebendo suas missões mediante mensagens criptografadas via rádio com suas respectivas bases de combate.
Além de proporcionar experiência prática, a Operação Monjolo também avaliou aspectos atitudinais dos cadetes, como rusticidade e espírito de corpo, qualidades essenciais para a formação de líderes militares.