RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) iniciou, nesta semana, o Exercício Integrador de Operações Defensivas 2025, um dos mais importantes treinamentos anuais da instituição. A atividade, realizada no Campo de Instrução da Academia, envolve aproximadamente dois mil cadetes dos 2º, 3º e 4º anos, proporcionando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O comandante da Aman, general Bonifácio participou, nesta terça-feira, do Apronto Militar – Divulgação Aman
O exercício utiliza Problemas Militares Simulados (PMS) para criar cenários táticos que exigem coordenação entre Armas, Quadros e Serviços. A proposta é consolidar o aprendizado teórico e desenvolver competências fundamentais como liderança, iniciativa e trabalho em equipe.
Na terça-feira, dia 14, o Apronto Operacional – momento em que as tropas, viaturas, armamentos e equipamentos são apresentados e inspecionados pelos comandantes antes do treinamento-, marcou oficialmente o início das atividades, com a presença do comandante da Aman, general de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio. Durante o evento, ele destacou a relevância do exercício para a formação de futuros oficiais do Exército Brasileiro.
Ao longo da semana, os cadetes participam da Manobra Escolar — etapa que integra todos os conteúdos ministrados durante o ano letivo — reafirmando o compromisso da Aman com a excelência na formação de líderes militares preparados para os desafios do campo de batalha moderno.


