BARRA MANSA
Considerando que uma boa alimentação pode ser um dos pilares para a longevidade, sendo inclusive sugerida por especialistas como forma de prevenir problemas de saúde, muitos brasileiros estão optando pelo consumo de produtos naturais e cardápios cada vez mais elaborados com ingredientes de hortifruti. Em Barra Mansa, supermercados e lojas de produtos naturais vem se dedicando em oferecer esses produtos aos consumidores que, em sua maioria, tem como principal objetivo manter a saúde em dia.
Na manhã desta terça-feira, dia 25, o A VOZ DA CIDADE esteve em uma rede de supermercados da cidade, onde além das tradicionais frutas, legumes e verduras do setor de hortifruti, também existe uma seção específica para quem deseja unir a praticidade com a boa alimentação: ela é composta por sucos naturais, potes com diferentes tipos de saladas prontas; com vários tipos de frutas, verduras já higienizadas e embaladas, além de legumes descascados, cortados e já embalados a vácuo, prontos para o preparo e consumo.
O que reforça um estudo divulgado em 2023, por meio de uma parceria do Instituto Akatu e GlobeScan, que indicou maior predisposição dos brasileiros em ter uma alimentação de melhor qualidade e que 64% dos entrevistados estavam dispostos a pagar mais para consumirem alimentos saudáveis.
Uma opção que é um alívio para a professora Suzane Fernandes Gomes, de 22 anos, que é vegetariana, e estava na rede de supermercados fazendo a compra de sucos e saladas. “Priorizo uma alimentação saudável já faz alguns anos e percebi que, com isso, minha saúde ficou bem melhor. Como dou aula e estou sempre na correria, passo aqui e compro os sucos naturais e esses mix de saladas, que são muito práticos. Outra coisa que me ajuda muito nessa questão da alimentação, e que consumo bastante, são os grãos. Como eu gosto muito de comer doce, acaba que eles ajudam a controlar o nível de glicose no sangue”, explicou.
A cabeleireira Patrícia Silva Ribeiro, de 39 anos, encontrou na alimentação a solução não só para perder peso, como também uma forma de cuidar da saúde. Ela, que sempre gostou de fast food, frituras, refrigerantes e produtos processados, descobriu em exame de rotina que estava hipertensa, com o colesterol alto e com o risco de ter diabetes. “Confesso que foi muito difícil trocar a alimentação, mas a minha preocupação com a saúde falou mais alto, porque tenho filhos pequenos. Em seis meses, que optei em ‘comer melhor’ todos os meus exames ficaram ótimos, me senti mais disposta e agora já até me acostumei e não para de buscar por receitas mais saudáveis pra cuidar não só da minha saúde, como de toda família. Sem dúvidas, a alimentação, no meu caso, foi uma ótima medicação”, afirmou.
Cuidados com a saúde envolve todas faixas etárias
Com o aumento da procura por alimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar, a oportunidade de negócios também surgiu para quem investiu no setor, como é o caso do empresário Tiago Pires de Moura, que tem uma loja de produtos naturais localizada no Centro de Barra Mansa. Em dois anos, segundo ele, a loja teve um aumento de 50% nas vendas. “Aumentou demais e o detalhe é que não existe somente um público-alvo preocupado em atrelar saúde e alimentação. Antigamente o pessoal que era mais velho era que tinha esse cuidado por ter alguma comorbidade, mas hoje em dia o pessoal jovem está procurando bastante para se prevenir. É um cuidado antecipado exatamente, para não chegar na terceira idade com algumas doenças. Observamos entre os nossos clientes atletas, pessoas jovens, idosos, adolescentes, mulheres, todos com foco na saúde”, disse.
Segundo ele, embora no local tenha o mais variado tipos de chás, grãos, temperos, entre outros produtos, o carro-chefe de vendas é a farinha de aveia em flocos (fino e grosso), farelo de aveia, a castanha do Pará e de caju, que possuem gordura boa, além da semente de abóbora e de girassol, que é muito procurada pelos homens por ajudar, de acordo com Thiago, na prevenção ao câncer de próstata e o psyllium, uma fibra natural que pode ajudar a regular o intestino e promover a saúde gastrointestinal
“Na verdade, temos mais de três mil itens naturais, sem nenhum tipo de conservante ou açúcar, e que cabe no bolso de todo mundo. Exatamente, porque nosso grande foco é a granel, ou seja, o cliente leva o quanto precisa, 50 gramas, 100 gramas, 200 gramas”, exemplificou o empresário, ao acrescentar que, para quem não tem paciência ou não quer fazer chás, por exemplo, existe uma grande diversidade desses produtos encapsulados e que também estão caindo no gosto dos consumidores.
Qualidade de vida e estímulo a saúde
Conforme reforça a nutricionista comportamental, Vanessa Vasconcelos, nos últimos anos as pessoas estão mais preocupadas com a importância da alimentação saudável não devido ao incentivo ao culto do corpo perfeito, mas da longevidade e do estímulo à saúde e qualidade de vida. Ela ressalta ainda que essa é uma mudança que cabe no bolso e que a introdução de frutas, verduras e legumes e o incentivo a “desembalar menos e descascar mais” tem sido cada vez falado no meio da saúde.
“Cada vez mais os grandes supermercados têm investido em produtos pré-processados: já higienizados, cortados, como sucos in natura, água de coco entre outros. Estes alimentos são o reflexo de que as pessoas que moram sozinhas, mulheres que desejam praticidade ou idosos, que priorizam o cuidado com a saúde são os que mais compram produtos assim, que devem se tornar uma tendência”, destacou Vanessa, ao acrescentar que outra vantagem nos supermercados é encontrar produtos em menor quantidade, com apenas dois itens, uma fatia e alimentos à granel.
Como uma dica, a quem pretende iniciar uma alimentação saudável, ela, que é adepta de alimentos naturais já higienizados e prontos, dá como dica que sigam a máxima de grande de Hipócrates, considerado o pai da Medicina: “Que o teu alimento seja o teu remédio, e que o seu remédio seja o seu alimento”, indicou a nutricionista.