Ações em municípios exaltam Dia Nacional do Livro Infantil

0

SUL FLUMINENSE

Nesta quarta-feira, dia 18 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e diversas ações marcaram a data nas cidades da região. Em Porto Real, mais de 880 alunos da Educação Infantil (Pré, Maternal, 1º, 2º e 3º ano) da rede municipal de ensino realizaram atividades que remetem às histórias de Contos de Fadas desde o início da semana.

O Projeto Leitor 2018 foi iniciado hoje na Escola Municipal Cruz, através de uma peça de teatro musical e da prática de contação de história, com temas do universo infantil. De forma lúdica e dinâmica, foi feita uma grande interação entre comunidade escolar e alunos, que, juntos, desenvolveram atividades de reconhecimento do alfabeto.

Na terça-feira, 17, foi a vez de a Escola Professora Eliana Provazi promover o Projeto Era Uma Vez, que proporcionou um momento especial com exposições de projetos de leituras, releituras e apresentações de musicais dos alunos, que encantaram os estudantes.

VISITA DE ALUNOS EM BIBLIOTECA

Durante todo mês biblioteca de Itatiaia receberá a visita dos alunos da Rede Municipal – Divulgação PMI

Como forma de incentivar a leitura e comemorar a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM), por meio de uma iniciativa da Assessoria Especial de Cultura, estará recebendo durante todo o mês de abril a visita dos alunos da Rede Municipal de Ensino para atividades relacionadas a data.

De acordo com a diretora da BIPUIM, Helenice Evangelista, mesmo em meio a tanta diversidade tecnológica, a Biblioteca do município ainda atrai muitos visitantes. Atualmente, o espaço recebe mensalmente a visita de cerca de 100 pessoas que tem a oportunidade de ter contato com projetos como Teatro de Rolo, Apresentação de Fantoches, Leitura Compartilhada, Dramatização, Leitura de Poesias, entre outras atividades culturais.

Helenice lembra que o dia 18 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira.

A Biblioteca, que completará 22 anos em agosto, possui um acervo de 25 mil livros de mais de 80 autores diferentes, além de revistas e gibis que auxiliam em pesquisas e são emprestados para os 2,8 mil sócios leitores cadastrados no local.

Segundo o assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, a Biblioteca Pública é um equipamento importantíssimo que a cultura encontra para incentivar a leitura. Os interessados em se tornar um sócio leitor devem levar comprovante de residência e cópia da identidade para fazer o cadastro. De acordo com a direção da Biblioteca, as escolas municipais que desejarem poderão fazer o agendamento para levar turmas para as atividades de contação de histórias e teatro de rolo. A Biblioteca fica na Rua São José, nº 132, no Centro. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3352-3025.

Clube do Livro é lançado

Projeto Clube do Livro foi lançado no Jardim de Infância Municipal Professora Julia Varella – Divulgação Chico D’Assis

Em Barra Mansa, hoje, o Jardim de Infância Municipal Professora Julia Varella, no bairro Vila Nova, lançou a edição 2018 do projeto Clube do Livro. Organizado em conjunto com a Sala de Leitura da unidade, o projeto tem como objetivo estender o trabalho de leitura para o contexto familiar. Segundo a diretora do Jardim de Infância, Francine Nardy, através do empréstimo de livros para os alunos, os pais podem trabalhar a temática da leitura em casa. “A ideia é estender a prática de leitura das salas de aula para as salas de casa. Então, toda semana o aluno pega emprestado um livro para ser lido em conjunto com a família. No início da semana, ele retorna com o livro e tem a oportunidade de trocar informações sobre a história lida na roda de conversas”, disse.

Os pais puderam participar juntamente com os filhos de cinco oficinas que foram oferecidas, todas com temáticas diferentes, incentivando a leitura.

 

Deixe um Comentário