RESENDE
Por pouco, mais um incêndio em uma área ambiental não acontece na região das Agulhas Negras, que compõem os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. O Instituto Estadual do ambiente (Inea) informou na manhã desta segunda-feira, dia 22, que um balão caiu na tarde na área do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), na zona rural do distrito de Visconde de Mauá, em Resende. O caso crime aconteceu na tarde de domingo, dia 21, em uma área de amortecimento do parque.
Segundo o Inea, o balão, que tinha aproximadamente15 metros de comprimento, caiu apagado em uma área da zona rural do bioma, não provocando nenhum incêndio no Parque Estadual da Pedra Selada e nem ferindo nenhuma pessoa.
Os guarda-parques do Inea e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para conter a possibilidade de incêndio florestal no local.

Informações apontam que o objeto teria saído de São Paulo – Divulgação
De acordo com o gestor do PEPS, Dário Moreira, as correntes de ar predominantes da região apontam que o balão saiu do estado de São Paulo. As causas da queda ainda estão sendo apuradas. Moreira ressalta que neste período do ano, por conta da estiagem, a soltura de balões pode causar ainda mais prejuízos, com os incêndios florestais e comprometer a segurança de aeronaves. “Soltar balões é crime, a primeira coisa a ser feita quando avistarem um balão é ligar, imediatamente, para o Corpo de Bombeiros e também para a gestão do parque. É importante que haja esse aviso. Assim é possível monitorar a área, prospectar onde o balão vai cair e também mitigar os impactos”, pontuou o gestor do parque.
SOLTAR BALÃO É CRIME
Soltar balões é crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98, pois pode causar incêndios em florestas e áreas urbanas. A pena para quem participa de crimes envolvendo balões pode chegar a três anos de prisão. A multa para quem fabrica, vende, transporta e solta é de R$ 10 mil.
Em caso de queimadas, incêndios florestais e soltura de balões, ligue: Resende (24) 98826-0421, Itatiaia (24) 98120-1278. Para denunciar acesse:
https://www.rj.gov.br/manifestacao/denuncia
OPERAÇÃO FUMAÇA ZERO
O Inea, deu início no dia 28 de maio, à Operação Fumaça Zero 2024, uma força-tarefa conjunta com agentes ambientais e da defesa civil municipais que visa estender as ações preventivas a incêndios florestais.
A operação amplia a emissão de Notificações Preventivas a Incêndios Florestais para moradores do entorno das unidades de conservação municipais de 31 cidades fluminenses parceiras da Operação Fumaça Zero, além dos moradores que vivem nas proximidades das unidades de conservação estaduais. Desde então, essa operação já emitiu 335 Notificações Preventivas a Incêndios Florestais.