ANGRA DOS REIS
A manhã deste sábado, dia 9, começou agitada para os membros da Brigada Mirim da Ilha Grande. Já às 9h, os jovens, juntamente com o supervisor da organização, realizaram uma ação de coleta de lixo e material reciclável em vários pontos da Vila do Abraão.
A atividade, além de ensinar os jovens sobre a preservação da Ilha Grande, também chamou a atenção dos turistas e moradores da localidade, despertando assim um importante sentimento de proteção com o nosso Patrimônio Mundial. “Nosso objetivo principal é provocar a educação ambiental em diversas faixas etárias, não somente nos jovens que participam do projeto. Com a chegada do Festival, temos que abordar não somente a música, mas também a ecologia, fauna e flora da Ilha. Com a conquista do título de Patrimônio Mundial, devemos fomentar nossos jovens para que conscientizem os turistas para protegerem nosso patrimônio”, destacou Rafael Marques dos Santos, Analista Administrativo e Supervisor da Brigada Mirim.
Os jovens demonstraram muito interesse em ajudar e destacaram a importância que o projeto causou na vida deles. “Eu não prestava muita atenção nas questões de cuidado, coleta e reciclagem do lixo, mas com a minha entrada na Brigada, comecei a aprender mais sobre o tema e percebi o quão importante estas ações são para a preservação do nosso patrimônio”, comentou Eduarda dos Santos, de 14 anos.
Fundada em 1989, a Brigada Mirim é formada por adolescentes das comunidades locais, com o objetivo de preservar a natureza e levar a consciência ambiental aos moradores e turistas da Ilha Grande. Para participar da Brigada, o interessado deve ir até o a sede da organização, na Avenida Beira Mar, no Abraão. O órgão também conta com o site www.brigadamirim.org.br. O telefone para contato é (24) 3361-5301.