ALEMANHA/RIO
Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Global Disability Summit foi realizada na Alemanha de 1º a 3, na Alemanha, reunindo empresas, pesquisadores e representantes governamentais para apresentar inovações voltadas à acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs). O Brasil esteve presente com representantes do governo federal e também do Sesc e do Senac, dentre eles o conselheiro do Sesc, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, Essiomar Gomes.
Também prestigiou a feira o Rei da Jordânia, Abdullah II, que acompanha de perto as iniciativas voltadas para a inclusão global.
Entre os destaques, o Sesc e o Senac receberam reconhecimento internacional pelo trabalho na capacitação de PCDs para o mercado de trabalho. Essiomar citou o Centro de Referência em Educação Inclusiva, o Crei, que funciona na cidade do Rio desde o ano passado.
Desde abril de 2024, o Crei Sesc Senac atua na formação de educadores e no desenvolvimento de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência. Em 2025, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio, capacitará 2 mil professores da rede pública. No primeiro edital, registrou 1.500 inscritos e atendeu mais de 300 pessoas com TEA e síndrome de Down. Localizado no Sesc Tijuca, o centro dispõe de equipamentos modernos e um apartamento funcional para promover autonomia. Também auxilia jovens e adultos na inserção no mercado de trabalho e na geração de renda, impactando mais de 2.700 pessoas.