Nova Santa Casa terá obras de revitalização inauguradas em Resende

0

RESENDE 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) inaugura nesta quinta-feira, dia 22, às 19 horas, após culto ecumênico, as obras de revitalização da Nova Santa Casa, situada na Praça Clemente Ferreira, nº 39, no bairro Lavapés. O governo municipal promoveu intervenção na unidade após encontrar, em janeiro de 2017, a instituição em estado precário. Os serviços estavam paralisados, havia dívidas trabalhistas e com fornecedores. A principal proposta da Secretaria de Saúde em parceria com a diretoria da Nova Santa Casa foi a de resgatar a credibilidade do hospital que em julho completa 183 anos de existência. O resultado aparece gradativamente, como o aumento significativo dos atendimentos prestados. Segundo dados da administração municipal, o número total de atendimento em 2017 praticamente dobrou com relação ao ano anterior, saindo de 205.946 em 2016, para 400.748 em 2017. Os atendimentos realizados pelo laboratório, que saltaram de 158.378, em 2016, para 339.856, em 2017. Já o número de cirurgias realizadas passou de 1.198 para 1.981, e os exames de colonoscopia subiram de 385 para 602.

Entre as melhorias realizadas, e que transformaram por completo a estrutura interna e externa da unidade, estão a troca de todo o piso dos corredores, num total de 500 metros quadrados; a revitalização integral da capela; a reforma dos banheiros da ala onde são atendidos os pacientes do SUS; a troca da rede de esgoto; e a conclusão das obras de instalação da subestação de energia, cujo serviço estava paralisado no início do ano passado por falta de pagamento.

A nova direção, agora vinculada à Prefeitura, também ampliou e reformou a farmácia; trocou os móveis dos consultórios, dando melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto aos pacientes; e substituiu as portas da farmácia, consultórios do SUS e da administração, que estavam em estado precário. A fachada da unidade, com suas características arquitetônicas do início do século XIX, também recebeu tratamento especial, assim como a rede elétrica, que foi recuperada, e a sala de recepção do ambulatório do SUS, que foi ampliada, melhorando o atendimento aos pacientes.

EQUIPAMENTOS

A Nova Santa Casa conta com equipamentos modernos, eficientes e econômicos: quatro monitores cardíacos multiparâmetros; bisturi eletrônico; monitor de oximetria de pulso e autoclave de 250 litros, além de lavadora, centrífuga e secadora industrial, todos doados pela Man Latin America. Além disso, a unidade agora dispõe de novos computadores, o que permitiu que os prontuários dos pacientes passassem a ser impressos e não mais manuscritos pelos médicos.

Os novos equipamentos foram instalados na Nova Santa Casa

Os investimentos na modernização da unidade incluem ainda a compra de geladeira e filtro industrial, e esteira ergométrica para a realização de exames com mais precisão. “A Santa Casa é um patrimônio de Resende. Por isso, desde o primeiro mês de governo nos preocupamos em resgatar sua credibilidade e seus serviços, que são tão importantes para a nossa população e para o sistema de saúde de Resende. Hoje, um ano depois de ter iniciado esse trabalho, só temos motivos para comemorar, pois conseguimos criar uma verdadeira corrente do bem para recuperar este patrimônio”, disse o prefeito Diogo Balieiro.

error: Conteúdo protegido !