RESENDE
A centelha lançada por um maçarico usado por funcionários de uma prestadora de serviço teria provocado o incêndio que atingiu o terraço da agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Albino de Almeida, no bairro Campos Elíseos. O incidente aconteceu no final da manhã de ontem. De acordo com as informações passadas pelo diretor geral da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira Alves, os funcionários estavam trabalhando na troca do equipamento de ar condicionado quando o fogo começou. “Eles estavam retirando o equipamento antigo e como estava a muito tempo instalado no local, utilizaram um maçarico para retirar os parafusos e uma fagulha caiu sobre um material inflamável que estava armazenado próximo”, explicou o diretor da Defesa Civil, negando as primeiras informações de que um curto-circuito no aparelho de ar condicionado teria sido o causador do incêndio.
O fogo teria sido percebido por volta das 10h40min, instantes antes da abertura da agência para atendimento aos clientes. No momento do incêndio, estavam no interior do banco apenas funcionários e alguns poucos clientes que utilizavam os terminais de autoatendimento. O local foi rapidamente evacuado e ninguém ficou ferido.

Devido ao material inflamável, o fogo logo se alastrou – Redes Sociais
Uma equipe do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (Resende) foi chamada e isolou a área. O transito na avenida ficou interditado por cerca de uma hora até que todo o serviço dos militares fosse realizado. Devido ao incidente, não houve atendimento ao público que deverá ser retomado hoje. Após o trabalho dos Bombeiros, os funcionários foram autorizados a entrar na agência para pegar seus pertences.
Pedestres que passavam pelo Calçadão em frente a agência, relataram que começaram a sentir um cheiro de queimado e quando olharam para o alto do prédio viram uma intensa fumaça e logo depois puderam ver o fogo se alastrando. “Começamos a sentir um cheiro de queimado e uma fumaça. Quando olhamos para parte de cima do banco vimos as labaredas de fogo. Foi então que algumas pessoas correram para avisar os funcionários do banco de que o telhado estava pegando fogo”, disse Maria da Gloria Soares.

Os bombeiros acessaram o telhado da agência bancária para debelar o fogo – Carlos Henrique Moreira
VISTORIA
Segundo o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira Alves, o incêndio foi de pequena proporção na parte externa e não afetou as demais instalações da agência e nem a estrutura dos prédios vizinhos. “Não foi preciso interditar o prédio. Após uma vistoria, nos certificamos de que nenhuma área do prédio havia sido afetada. Porém, notificamos a gerência do banco a chamar um engenheiro elétrico para que pudesse realizar uma vistoria nas instalações elétricas do prédio por questão de segurança antes religar os equipamentos”, informou Atanagildo, revelando que o profissional estava sendo aguardado para o final da tarde de ontem.