RESENDE
O presidente Jair Bolsonaro deve seguir na tarde deste sábado, dia 5, para Brasília, após participar da solenidade de formatura de aspirantes a oficial dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende. Bolsonaro que esta na cidade desde ontem, realizou o tradicional trajeto até um food truck de lanches em Campos Elíseos e depois seguiu para o Hotel de Trânsito, que integra o complexo da Aman, na Vila Militar, ao lado do bairro Alambari.
Por volta das 9h30min, antes de seguir para os compromissos na Aman, Bolsonaro ficou alguns minutos às margens da Rodovia Presidente Dutra, altura do KM 306, pista sentido São Paulo, diante do Hotel de Trânsito, acenando para motoristas e moradores que passavam pela localidade. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a presença dos familiares dos militares, autoridades locais e os civis não tiveram acesso ao interior da Aman.
Além do presidente a comitiva de autoridades em Resende para o evento na Aman contou ainda com o vice-presidente Hamilton Mourão; o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A cerimônia teve início oficialmente às 11 horas, no Pátio Tenente Moura, mas antes disso o comandante da Aman, general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, promoveu o rito de recepção militar ao presidente e autoridades convidadas.
O presidente Jair Bolsonaro prestigiou os militares da Turma “150 anos da Tríplice Aliança”, cumprimentando inclusive o militar destaque da turma. O primeiro colocado geral é o aspirante a Oficial, Renan dos Santos Sant’ Anna, de 24 anos, natural do Rio de Janeiro.
A solenidade de aspirante a oficial representa a formação do cadete após quatro anos de formação militar, oficial de carreira combatente e futuro líder do Exército Brasileiro. “É um rito carregado de simbolismo. O Exército se renova, sem se desconfigurar. Celebramos a vitória de jovens que abnegaram do conforto do lar para seguir a doutrina de Caxias. Estou certo de que saberão liderar com sabedoria e justiça. Sigam serenos e confiantes, pois essa casa lhes deu isso. Parabéns pelo êxito alcançado”, afirmou em seu discurso, durante o evento, o comandante da Aman, general de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel.
Com uma manhã de céu aberto e clima quente em Resende a solenidade terminou no por volta das 12 horas. Foram 447 cadetes das mais distintas regiões do Brasil que concluíram o 4º ano da Academia e receberam a espada de Oficial do Exército Brasileiro.
Destes, 438 são brasileiros e nove de Nações Amigas, entre eles, três de Camarões, um da Guatemala, um de Guiné-Bissau, dois de Moçambique, um de Senegal e o outro o Uruguai.