BARRA MANSA
Um idoso de quase 80 anos, mas com o vigor de arrastar multidões nos quatro dias de carnaval, pelas principais ruas do bairro Roberto Silveira (Várzea) e do Centro de Barra Mansa. Esse é o tradicional Bloco do Boi, que neste ano também fará estreia na Avenida Roosevelt Brasil, onde os desfiles terão seu encerramento. Com a característica de ser um bloco “familiar”, que alcança crianças, jovens, adultos e idosos, a agremiação, vai desfilar neste sábado (1º), domingo (2), segunda-feira (3) e na terça-feira (4), saindo do seu bairro de origem sempre às 17 horas. A expectativa dos organizadores é de que cerca de cinco mil foliões, por dia, acompanham o desfile.
Conforme destaca o diretor do bloco, o ex-vereador Luís Antônio Cardoso, já há décadas os foliões de Barra Mansa e de cidades vizinhas, que não viajam no carnaval, aguardam os desfiles do “Boi”, que se tornou uma opção de diversão para quem gosta e admira o tradicional carnaval de rua. E neste ano, com a nova Avenida Roosevelt Brasil, ele adianta que o trajeto ficará um pouco mais longo, o que deve acrescentar cerca de 40 minutos a mais no tempo do desfile, para alegria dos foliões.
“Vamos ter um trajeto novo, um carnaval com uma cara diferente. Antes a gente saia da Rua 7 de setembro, seguindo pela Pinto Ribeiro, Duque de Caxias, pegando a Joaquin Leite, fazendo o retorno na Praça da Liberdade e encerrando na Beira Rio. Neste ano, porém, vamos estender mais um pouco até a Avenida Roosevelt Brasil e galera vai precisar de um pouco mais de fôlego”, enfatizou o diretor.
De acordo com ele, embora a questão da segurança pública tenha sido um tema muito relevante nesta véspera de carnaval, é importante sinalizar que o Bloco do Boi não tem histórico de brigas e violência ao longo dos últimos anos. Segundo ele, muitos registros em carnavais anteriores foram após o horário do desfile do bloco, que encerra suas atividades antes das 20h30mim.
“As pessoas podem vir brincar tranquila porque aqui é o carnaval da família, onde tem crianças, tem pessoas com deficiência, tem idosos e muita gente ajudando e colaborando para que seja uma grande festa para cidade de Barra Mansa”, completou Luís Antônio.
Grande festa para completar 80 anos
Já antecipando os planos para o carnaval de 2026, quando o bloco completa 80 anos, o diretor disse que uma grande festa será organizada e que um dos projetos será aumentar a percussão e capacitar jovens da comunidade para compor a bateria.
“A gente quer melhorar um pouco a bateria esse ano e já estamos com um projeto pro ano que vem pra colocar bastante gente na percussão, porque o ‘Boi’ está precisando disso. Além disso, se Deus quiser, vai ter bolo pra todo mundo, vamos cantar parabéns e comemorar porque o bloco merece, por ter levado a alegria a milhares de foliões em todos esses anos”, finalizou.




