VOLTA REDONDA
A Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi tomada por emoção, beleza e alegria nesse sábado (14), durante o desfile do Bloco da Vida, que levou para a avenida o enredo “Baile de Máscaras”. O tema conduziu o público presente a uma viagem pela história e pelos significados das máscaras, artefatos milenares presentes em cerimônias religiosas, manifestações culturais, festas, rituais e expressões artísticas de diferentes povos e civilizações.
O desfile teve início com referências aos elegantes minuetos e seguiu atravessando continentes e épocas, revelando como as máscaras assumiram, ao longo do tempo, funções que vão do sagrado ao lúdico, do ritualístico ao artístico e social. O conjunto de fantasias, alas e carros alegóricos encantou o público e reforçou a proposta cultural e educativa do bloco.
Entre os participantes que fazem questão de estar presentes todos os anos está Juraci Pitarosa, de 68 anos, usuária do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Três Poços, que desfila com entusiasmo e orgulho, celebrando a alegria de viver. “Eu participo sempre, não perco um ano. É tudo de bom, é muita alegria, muita felicidade. A gente sempre procura dar o melhor de nós. Quando éramos mais novos, não pudemos viver isso, pois tivemos uma infância muito difícil. E hoje podemos deixar a criança que existe dentro da gente sair, brincar, sorrir. No desfile a gente esquece os problemas, esquece tudo. É muito bom”, disse.
José Roberto, de 75 anos, também destacou a importância do momento e a alegria de participar do desfile pelo segundo ano consecutivo. “A emoção é enorme. O desejo e a vontade de participar nos deixam lisonjeados, principalmente para pessoas como nós, da nossa faixa etária, onde todos brincam, participam e curtem. É o segundo ano que eu desfilo e fico muito feliz de estar aqui. Só tem gente bonita”, afirmou.
O público também marcou presença para prestigiar o Bloco da Vida. Marilda Botelho, moradora do Jardim Amália, fez questão de reforçar sua admiração pelo evento e pela animação dos participantes. “Eu venho todo ano. Eu gosto muito, acho muito bom, a turma toda é muito animada. Eu gosto muito de Carnaval, sou suspeita para falar, mas gosto muito”, disse..