VOLTA REDONDA
O Bloco da Vida revelou o samba-enredo que conduzirá seus desfiles no Carnaval 2026 em Volta Redonda. Com o tema “Baile de Máscaras”, a agremiação propõe uma narrativa que atravessa o tempo e diferentes civilizações, destacando o uso das máscaras em rituais, celebrações, manifestações culturais e festas populares ao redor do mundo.
A composição convida o público a participar de um grande baile simbólico, passeando por cenários históricos marcantes, como os salões de Veneza, a Grécia Antiga e as tradições africanas. A letra valoriza o encanto, o mistério e a emoção que envolvem as máscaras, ressaltando o Carnaval como um espaço de liberdade, imaginação e expressão, onde todos podem assumir novas identidades.
O enredo foi pensado para transformar a avenida em um espetáculo visual e cultural, começando pelos refinados bailes europeus e seguindo por diferentes continentes, mostrando como as máscaras ganharam significados variados ao longo da história, do sagrado ao artístico, do ritual ao popular. A proposta reforça a identidade do Bloco da Vida, conhecido por unir cultura, memória e alegria em seus desfiles.
Para o Carnaval 2026, o bloco contará com aproximadamente 700 componentes, organizados em 13 alas, além da bateria e de quatro carros alegóricos. O primeiro desfile está programado para o dia 14 de fevereiro, um sábado, na Vila Santa Cecília. Já o segundo acontece no dia 28 de fevereiro, no mesmo local, mantendo a tradição de contar com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Criado em 1998, o Bloco da Vida é reconhecido como o primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil. Formado por foliões com mais de 55 anos, o grupo reúne participantes de projetos voltados à Melhor Idade desenvolvidos por secretarias municipais e pela Academia da Vida Oscar Cardoso. Ao longo de sua história, o bloco já levou para a avenida cerca de 1,5 mil componentes.
Além dos enredos criativos, o Bloco da Vida se destaca pelo reaproveitamento de materiais na produção de fantasias e alegorias, unindo sustentabilidade, inclusão social e valorização cultural. A iniciativa promove saúde, convivência e bem-estar para seus integrantes, ao mesmo tempo em que fortalece o Carnaval e a identidade cultural de Volta Redonda.
Samba-Enredo – Carnaval 2026
Bloco da Vida – “Baile de Máscaras”
Nesta festa eu vou me acabar
Lá vem Veneza com seu baile encantado
Bota a máscara e vem sambar
Tem mistérios e segredos no clarão do luar
Mistérios que vou desvendar
Quem é você? Eu sou Colombina
E você, quem é? Eu sou Arlequim
Tu és a dama mais linda do salão
A flor mais bela do meu jardim
Bis
O riso e o drama em cena coroado
Na Grécia nasceu a emoção
Da dor e da glória
A máscara fez um retrato na história
Dos povos da Terra um canto ecoou
Na África antiga o rito dançou
É milenar a sua marca em cada povo
Um manifesto de expressão cultural
Em cada civilização
Eu posso ser o que eu quiser
Por trás de você
Neste Carnaval da ilusão
Refrão
Tira a máscara, Brasil tropical
A melhor idade é meu sonho real
Cores e tambores, um brilho no olhar
No Bloco da Vida, o baile vai começar