>
728x90 vacina (1)

Bienal do Livro de Volta Redonda tem apoio da Fundação CSN e patrocínio CSN 

Por Roze Martins
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Com patrocínio da CSN, nos dias 4, 5, 6 e 7 de abril, a Ilha São João recebe a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (RJ). Com o tema Gentileza Gera Gentileza, o evento contará com mais de 100 atrações culturais e literárias, incluindo apresentação do grupo Tambores de Aço Fundação CSN junto da turnê “Nossas Raízes”, que acontecerá no dia 5 de abril, às 18 horas. A entrada é gratuita.

Além da Bienal do Livro, a CSN apoia diversos projetos da cidade de Volta Redonda, como é o caso da APADEFI, instituição voltada para o atendimento de pessoas com deficiência; Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR); a Casa da Criança e do Adolescente; o Projeto Curumin, oficina cultural e de esporte; o projeto Nadando com Thiago Pereira, voltado ao esporte da natação; e o Voltaço, time de futebol profissional da cidade.

Neste ano, a Bienal do Livro traz como tema uma homenagem a José Datrino, conhecido como profeta Gentileza, personalidade urbana carioca pregador, que se tornou conhecido na década de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro.

Quem visitar o pavilhão da Ilha São João durante os quatro dias de ação poderá adentrar ao mundo literário e cultural por meio de palestras, debates, lançamentos de livros e estandes de livrarias e editoras. O evento oferecerá, ainda, uma variedade de atividades distribuídas em cinco espaços distintos: Jovens & Professores, Mesas de Debate, Infantil/Saraus, Palco Gentileza e Palco Principal. Serão quatro dias repletos de troca de conhecimento, atrações e diversão para os visitantes.

Quem também marcará presença nesta 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda será o Tambores de Aço, grupo musical da Fundação CSN, junto do caminhão-palco. “A presença do Tambores de Aço na ocasião dialoga diretamente com o público jovem que prestigiará o evento, em sincronia com os meninos e meninas do grupo, que tocarão um repertório popularmente conhecido e vibrante”, explica Letícia Costa, coordenadora do Tambores de Aço Fundação CSN. O show acontecerá no dia 5 de abril, às 18 horas.

Serão 40 expositores, mais de 45 contadores de histórias e aproximadamente 60 escritores, com lançamentos e atrações como Elisa Lucinda, As Pretinhas Leitoras, Grupo Musical Violúdico, Sérgio Vaz, Nivaldo Brito, Xemalami; também com intervenções teatrais, 10 grupos artísticos dos mais variados estilos desde samba de Raiz com Herdeiras do Samba, Renato da Rocinha, Juremeiros, Master do Samba, sertanejo Noelle e Junior e Alesandro Rios, até grupos infantis como Macaco Prego.

Agora, “a Bienal se torna referência ao trazer nomes importantes da literatura nacional, em especial nomes ligados à cultura e à arte periféricas, contribuindo para uma programação diversa e plural”, comenta André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN. Neste ano, por exemplo, estarão presentes nomes como Sérgio Vaz e Nibrisanti.

O Gerente Geral ressalta que o evento possibilita ao público o contato com o livro, com a literatura e a cultura de maneira diversa: “mesmo num mundo das telas em que vivemos atualmente, o livro físico e a literatura seguem tendo valor enquanto formadores e expoentes da cultura. É uma honra para a Fundação CSN ser parceira da Bienal e, especialmente nesse ano, também parceira da programação cultural”.


Leonardi destaca também a parceria entre Fundação CSN e Dagaz, “instituição referência em volta redonda e no sul fluminense, na cultura, no esporte, na assistência social e que se baseia sempre em produções de grande qualidade, das quais nos orgulhamos”.

Além da apresentação do Tambores de Aço, os arigós que foram produzidos dentro do Polo de Street Art, projeto realizado entre Fundação e Prefeitura Municipal de Volta Redonda com o objetivo de transformar a cidade numa referência em cultura urbana, também estarão presentes no evento, possibilitando a disseminação cultural.

Nos stands, uma volta cultural com a Academia Voltaredondese de Letras, livrarias, FALERJ (Federação Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro) e editoras como Iluminar, sebo Flamingo, império dos livros, Pandora, Toque Mágico, Inspiração, Cooper book, Litteris, Girassol, Caminhos do Saber, Feira de Livros, Malé, Albatroz, Oficina Raquel, Coletivo IndRio e a Biblioteca Municipal Raul de Leoni.

 

A 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda é idealizada pelo Instituto Dagaz, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e conta com patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e apoio da Fundação CSN.

Sobre o Tambores de Aço:

Composto por jovens bolsistas que fizeram parte do Garoto Cidadão, o grupo possui repertório eclético, influenciado pela música brasileira, caribenha e latino-americana. Junto do caminhão-palco, o Tambores de Aço percorre o Brasil, ampliando o alcance e impacto cultural do grupo e participa de prestigiados eventos culturais, incluindo a 35ª Bienal de São Paulo, o Festival Vale do Café, o 22º Festival de Inverno de Bonito – MS, o Festival de Cinema de Vassouras e a Expotur Rio 2023.

Sobre a Fundação CSN:

A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN, realiza projetos em âmbito nacional e nas principais cidades em que a empresa tem suas unidades de negócios. Seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Enxerga seu potencial de mudança através do conhecimento e oportunidades que geram transformação. Entende que olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais. Essa é a sua essência e os pilares que norteiam sua atuação.

Exerce projetos de ação direta em educação como programas de bolsas de estudos em suas escolas e projetos de desenvolvimento pessoal e profissional. E na cultura, suas iniciativas buscam transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos