‘Biblioteca sobre Rodas’ leva leitura, cultura e imaginação em Volta Redonda

Por Mônica Vieira
whatsapp image 2025 05 30 at 10.27.35

VOLTA REDONDA

O projeto “Biblioteca sobre Rodas”, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) já levou leitura, cultura e imaginação a 15 bairros neste ano, alcançando cerca de 1,5 mil pessoas com a biblioteca itinerante. Entre Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas, eventos e outros locais, a van adaptada para incentivar a leitura, além de promover doação e troca de livros, percorreu pontos do Jardim Vila Rica, Coqueiros, Belo Horizonte, Caieiras, Vila Americana, Candelária, Voldac, Aterrado, Mariana Torres, Siderlândia, Eucaliptal, Santa Rita de Cássia, Santa Rita do Zarur, Vila Santa Cecília e Vila Mury.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, a “Biblioteca Sobre Rodas” é o maior programa de incentivo à leitura do Sul Fluminense. “Em vez de as pessoas irem à biblioteca, nós levamos a biblioteca até elas. E estamos só começando. Muito mais vem por aí – mais bairros, mais livros, mais histórias! Porque quem lê, sonha. Quem sonha, transforma. E a gente acredita no poder da cultura para mudar vidas!”

De acordo com a Secretaria de Cultura, em 2025 as ações do projeto começaram em janeiro, mas, por conta das férias escolares, o maior fluxo de atendimento aconteceu a partir de março. Nesse período, a “Biblioteca sobre Rodas” esteve presente em 12 Cras, cinco escolas públicas, dois eventos – Feira LABMIX e Conexão Mega Cidadania – e no Abrigo Municipal Seu Nadim.

O secretário Anderson explica que com o projeto ‘Palco sobre Rodas’ começando no próximo mês de junho e com a ‘Biblioteca sobre Rodas’ atuando junto “a gente cria o maior programa de descentralização da cultura da história da cidade, indo até as periferias com arte e leitura”, destacou.

Projeto

Segundo divulgado nesta sexta-feira, dia 30, pela prefeitura, a “Biblioteca Sobre Rodas” foi lançada em abril de 2024 com o objetivo de incentivar a leitura por meio da doação e troca de livros. No ano passado, quase dez mil pessoas foram impactadas pela iniciativa, que também promove atividades culturais como contação de histórias e teatro.

Desde o lançamento, o projeto esteve em diversos locais, entre escolas municipais, unidades de Cras, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças, eventos e ainda no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O acervo conta com títulos voltados para crianças, jovens e adultos, com destaque para autores nacionais.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos