RIO/ SUL FLUMINENSE
A partir de 16 de maio, policiais militares de dez batalhões operacionais da capital do Estado do Rio de Janeiro estarão atuando com as câmeras corporais em seus uniformes, para dar escala ao uso dessa tecnologia em todo o território estadual. A novidade também está prevista para os batalhões do Sul Fluminense.
Nesta quinta-feira, dia 28, a confirmação foi feita ao A VOZ DA CIDADE pelo comandante do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Marcelo Moreira Malheiros. “Os equipamentos estão chegando e sendo distribuídos, por isso inicialmente não serão pra todos, mas a previsão para a nossa região também é a implantação a partir de maio”, confirma Malheiros.
Questionado sobre a positividade da implantação do dispositivo, ele explica que: “Acredito que seja necessário, muitas das vezes acontecem mentiras no trato policial com a sociedade e vice versa”, comenta.
O 5° CPA coordena o 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, responsável também pela segurança de Barra Mansa, Rio Claro Pinheiral; o 37° BPM de Resende, atuante também em Quatis, Porto Real e Itatiaia; o 10° BPM de Barra do Piraí, Piraí, Paty do Alferes, Valença, Vassouras, Miguel Pereira e Mendes; o 33° BPM de Angra dos Reis, atuante também em Paraty e Mangaratiba e a 2ª Cia Independente da PM de Paraty.
Nesta quinta, o governador Cláudio Castro também falou sobre o assunto. “A utilização das câmeras portáteis faz parte do programa de transparência do governo. Foi uma das maiores e mais importantes aquisições já realizadas em recursos tecnológicos”, disse, lembrando que essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará aos agentes maior segurança jurídica em suas ações de patrulhamento e abordagem.
NOVA TECNOLOGIA
A disseminação da nova tecnologia iniciada agora em todo Estado foi possível graças à primeira fase de testes realizada por policiais militares durante os festejos do Réveillon de 2021/22. Agentes que atuam na Operação Lei Seca, sob a coordenação da Secretaria de Governo, também estão usando o equipamento.
No âmbito da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), todas as unidades operacionais convencionais do Estado estarão utilizando oito mil câmeras portáteis até o final do primeiro semestre deste ano.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, explica que o processo de implantação do novo equipamento na corporação tem seguido normas técnicas estabelecidas com a empresa contratada. “O sistema demanda instalações adequadas para guardar os equipamentos, recarregar as baterias e armazenar as imagens, além do treinamento para capacitar os nossos policiais a utilizarem corretamente o equipamento”, lembra o coronel Henrique.