BARRA MANSA
O prefeito Rodrigo Drable se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 10, na sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, com o secretário da pasta, Bernardo Rossi, para tratar da aprovação da obra da barragem do Rio Barra Mansa, cujo projeto conceitual para construção foi apresentado em 2021. De acordo com o prefeito, as obras serão executadas com recursos de cerca de R$ 14 milhões do Fundo Especial de Controle Ambiental (Fecam) e terão grande impacto nos bairros cortados pelo Rio Barra Mansa e que, todos os anos, sofrem em épocas de chuvas com os alagamentos.
“Nós temos, todos os anos, 400 famílias afetadas pelas enchentes provocadas pelo Rio Barra Mansa. Quando olhamos para o Rio Grande do Sul, nesses alagamentos que vimos em Canoas, Porto Alegre, entre outras cidades, com água em até três metros de altura, isso assusta todo mundo. Mas, todos os anos, há 80 anos, isso acontece em Barra Mansa. As casas cresceram praticamente dentro do rio e não o rio que as invadiu. As construções invadiram a área de alagamento do rio, mas é um fato que temos que combater”, disse o prefeito.
Conforme detalhou Drable, as soluções para o problema de enchentes nessas localidades seria retirar um bairro inteiro de local, o que não é viável, ou a construção da barragem de regulação de volume de água, que será uma parede, uma passagem, para onde irá o volume de água, evitando que não entre nos imóveis da população ribeirinha. Locais como o Nova Esperança, Marajoara, Santa Clara, Boa Sorte, São Luiz e Piteiras são os mais afetados pelas cheias. “Isso não será um lago. Na verdade, a barragem vai regular o fluxo e, quando chover muito, a água que antes chegava até a casa das pessoas não vai passar pela barragem e alagar na parte de cima, sentido Antônio Rocha; depois ela vai esvaziando aos poucos de maneira que não afete mais ninguém. Nossa reunião com o Bernardo Rossi é para definir esse último modelo de projeto, para que possamos começar a obra que vai resolver definitivamente esse problema de alagamento”, disse o prefeito.