A Prefeitura de Barra Mansa, através de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e de Juventude, Esporte e Lazer, Centro do Idoso e Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), realiza de 8 a 10 de março uma série de atividades na Praça Ponce de Leon, mais conhecida como Praça da Matriz, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação especial inclui aulas de Aero Box e Zumba, debate sobre violência contra a mulher, programa Vida Saudável, Miss Melhor Idade, Feira Orgânica e de Artesanato.
Na quinta-feira, dia 8, o dia da mulher começa animado com uma aula de Aero Box a partir das 8h. Às 14h30 será realizado o concurso Miss Melhor Idade, que já acontecia tradicionalmente no Centro do Idoso e agora passa a integrar a agenda especial na Praça da Matriz. Uma aula de zumba às 16h fecha o dia.
Durante os três dias será realizada uma Feira de Artesanato de 8 às 19h com a participação de mais de 100 artesãs, além de uma Feira de Produtos Orgânicos. No mesmo horário, o UBM estará oferecendo o programa Vida Saudável, focado na saúde dos participantes. Segundo a gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos, o intuito do evento é proporcionar às artesãs um dia diferente. “Toda nossa programação está focada na mulher empreendedora. Nosso objetivo é oferecer a essas mulheres um momento diferente, em que elas possam se sentir importantes e valorizadas”, afirmou.
Curso de capacitação profissional para artesãs
A Associação Comercial Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviço (Aciap-BM) estará coletando inscrições das artesãs para os cursos gratuitos de capacitação profissional junto ao Sebrae que será realizado de março a julho. O curso iniciará no dia 14 de março com uma palestra de sensibilização, no qual as artesãs poderão conhecer todo o projeto.
Durante a palestra, as artesãs também deverão entregar uma amostra do principal produto fabricado por elas para que seja avaliado por uma banca julgadora que sinalizará as fragilidades percebidas e apontará as melhorias necessárias para que o produto seja exposto na 20ª edição da Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul) em agosto. “É muito importante que as artesãs participem dos cursos, tendo em vista que estamos focando na qualidade. Quanto mais qualidade, maior a chance desse produto ser comercializado. Principalmente porque, com essas especializações, as artesãs serão habilitadas para participar da Flumisul”, finaliza a gerente de Turismo.