BARRA MANSA
Segundo informações da Defesa Civil, no último domingo, dia 26, Barra Mansa registrou uma chuva de 71mm acumulados em quatros horas e meia. Ainda de acordo com o órgão, essa chuva veio acima do previsto e causou alguns transtornos. Grande parte do temporal se condensou na região central causando algumas ocorrências de alagamento, inundações e desabamento. Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) e da Secretaria de Manutenção Urbana (SMMU) começaram na segunda-feira, dia 27, fazendo a limpeza dos pontos alagados e onde houve acúmulo de lixo e lama.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as cidades de Petrópolis e Barra Mansa estão em estágio de risco muito alto de chuva e de deslizamento, no estado.
Com isso, conforme informou ao A VOZ DA CIDADE, o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, essas informações são emitidas através do Cemaden Nacional e do Cemaden RJ, com base no volume de chuva que já tem acumulado na cidade e no volume que está em precipitação na hora do evento. “No domingo, como tiveram um volume de chuva num curto espaço de tempo, Barra Mansa e Petrópolis foram classificadas para risco de inundação e deslizamento de terra.
João Vitor Ramos lembrou que, em Barra Mansa, foi registrado no domingo transbordamento do Rio Barra Mansa. “Porém, graças a Deus foi bem brando e não afetou a via pública”, contou o coordenador da Defesa Civil, lembrando que, posteriormente o rio começou a baixar seu nível e voltar para seu leito. “Mesmo assim, a gente disparou a sirene nos bairros Nova Esperança e São Luiz para alertar a população da área”, completou o coordenador.
PREVISÃO DE NOVOS TEMPORAIS
Disse também o coordenador que, devido à previsão de novos temporais, feita pela Defesa Civil do Rio, a Defesa Civil de Barra Mansa segue em alerta. “As nossas equipes continuam em alerta devido às previsões. Todo nosso efetivo já está mobilizado, de plantão para atender essas ocorrências que possam surgir no decorrer da semana devido à previsão de chuva”, informou, ressaltando que o alerta vai se estender.
Por isso, de acordo com o coordenador, os serviços como podas de árvores e limpeza de bueiros, realizados na segunda-feira, dia 26, por equipes do Plano Emergencial, como Defesa Civil, Saae, SMMU, Secretarias de Ordem Pública e Assistência Social e Direitos Humanos, foram essenciais para minimizar os transtornos causados.
Ainda de João Vitor Ramos, entre as ocorrências registradas na cidade no último temporal na cidade, estão a de dez pontos de alagamento em localidades diferentes, como Ano Bom, Centro, Saudade, Vista Alegre, Vila Independência e Barbará, além de um desabamento de um galpão na Rua Riachuelo no Ano Bom e um afundamento de via na Rua Orlando Brandão, no Ano Bom. Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil, apesar desses danos, a cidade não chegou a registrar desalojados e desabrigados.
SIRENES ACIONADAS
João Vitor informou também que às 23h45min de domingo, a Defesa Civil acionou as sirenes do bairro Nova esperança, sob o risco de transbordamento do Rio Barra Mansa. “Ele atingiu a cota de 2,18m, sendo que a cota de transbordo é de 2,00m, mas graças a Deus não tivemos grandes problemas na localidade. A sirene foi acionada para preparar a população caso se agravasse”, informou, lembrando que os demais rios permaneceram dentro da cota de segurança.
As equipes continuarão as ações de resposta frente às ocorrências de ontem e iremos nos preparar pois as previsão aponta uma semana de chuvas na cidade. “Pode ser que os dados evoluam durante o dia, muitas pessoas deixam para o período da manhã para acionar a Defesa Civil. Quem precisar pode entrar em contato através dos números 199, (24)30289370 e (24)98121-3427 (whatsapp)”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa.