BARRA MANSA
Duas novas vans que vão compor o transporte de pacientes que realizam Tratamento Fora de Domicílio (TFD) chegaram a Barra Mansa. Elas irão beneficiar diretamente pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que recebem tratamento em outros municípios, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade agora conta com uma frota de seis veículos para essa finalidade.
Para o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, o aumento da frota é essencial para garantir a qualidade do atendimento aos munícipes que precisam se deslocar para cidades acima de 50 quilômetros de distância. Atualmente os tratamentos de oncologia e hemodiálise são os que demandam mais deslocamento. “Estamos buscando sempre melhorar a frota, que estava muito sucateada quando a atual gestão assumiu em 2017. A oferta de serviços de exames e cirurgias pelo estado tem aumentado, o que faz com que os municípios precisem se adequar à essa realidade. A consequência disso é que as frotas de muitos municípios ainda não são suficientes para atender seus moradores”, disse, completando que na cidade já estão promovendo um trabalho de reformulação para atender a demanda crescente, principalmente após a pandemia de Covid-19.
O prefeito Rodrigo Drable comemorou as novas aquisições. “Essas vans vão levar mais de mil pessoas mensalmente para atendimentos fora de Barra Mansa. Antigamente esse serviço era feito em Kombis velhas e hoje são veículos novos e confortáveis, mas, principalmente, eles levam e trazem as pessoas com segurança. A prioridade em Barra Mansa é a saúde e foi assim que alcançamos o primeiro lugar do estado do Rio”, declarou.
NÚMEROS
Mais de 1,9 mil pessoas foram atendidas na modalidade TFD de agosto a outubro deste ano, além dos mil acompanhantes que ingressam a demanda. Isso representa uma média de 40 pacientes por dia e 637 por mês. O investimento realizado em melhoria no transporte na área da saúde já chega a aproximadamente R$ 2,8 milhões.