a voz da cidade

Barra-mansenses garantem o 1º lugar em uma das maiores feiras científicas e tecnológicas do estado

Por Roze Martins
76 cf cidades projeto de alunas de barra mansa ganham primeiro lugar em feira científica de escolas estaduais foto divulgação
970x250

BARRA MANSA

ROZE MARTINS

[email protected]

Desenvolvido por alunas do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual São Pedro, em Barra Mansa, o projeto GeoSense, foi o grande vencedor da Expotech 2025, uma feira de iniciação científica e tecnológica estadual promovida pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. A equipe SustentaTech, formada pelas alunas Beatriz Vitória Alves Fernanda de Faria Marcelino, Isabela Serafim Machado e Maria Eduarda Carvalho Simões criou um sistema inteligente de monitoramento de taludes, capaz de identificar riscos de deslizamentos de terra em tempo real.

 

Esta edição teve como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, um dos 17 estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que visa garantir o acesso a habitações adequadas e serviços básicos, melhorar a mobilidade urbana, proteger o patrimônio cultural e natural e promover a gestão sustentável dos recursos naturais.

Conforme destaca o professor Leandro Ribeiro Nogueira, orientador das alunas, com apoio das diretoras Juliana e Luciana e das coordenadoras pedagógicas Rosana e Sílvia, a proposta do projeto surgiu a partir de uma preocupação real com os riscos de deslizamentos em áreas de morro da região. Ele explica que o projeto desenvolveu um sistema inteligente de alerta para deslizamentos com uso de sensores de umidade do solo e de movimento, conectados a uma placa de baixo custo chamada NodeMCU ESP8266.

“O sistema exibe, em tempo real, no navegador de qualquer dispositivo conectado à rede local, o estado atual do solo — com alertas que variam entre ‘solo estável’, ‘atenção’ e ‘risco de deslizamento’. Quando há risco, uma mensagem de evacuação também pode ser enviada via Telegram. As alunas apresentaram com muita segurança e foram reconhecidas com o 1º lugar geral da feira, competindo com várias outras escolas e projetos inovadores”, destacou o professor.

Classificação na etapa regional Sul Fluminense


A jornada do projeto começou com a classificação na etapa regional Sul Fluminense, onde apenas um projeto foi selecionado para representar a região na final, realizada na última quarta-feira, dia 18, no Centro Cultural Veneza, em Botafogo. Lá foram apresentados 15 trabalhos finalistas, e a equipe de Barra Mansa conquistou o 1º lugar entre escolas da rede estadual de todo o estado.

Durante a Expotech, os alunos são avaliados por uma banca técnica composta por professores universitários, especialistas e profissionais de diversas áreas. A diretora geral do Colégio Estadual São Pedro, Juliana Carmo, comentou sobre a conquista. “A vitória na Expotech reconhece o esforço e dedicação dos nossos alunos. Mostra o potencial dos jovens para a pesquisa e a inovação. Estamos muito orgulhosos do trabalho que elas realizaram, pois representa a vitória de toda uma equipe, uma vitória da escola pública”, disse.

Alunas da equipe vencedora falam da experiência

Unânimes em reconhecer e agradecer o apoio recebido da direção da escola, do professor orientador e da Regional Sul Fluminense, as alunas da equipe SustentaTech relataram ao A VOZ DA CIDADE o sentimento de conquistar o primeiro lugar na Expotech.

Conforme ressaltou Beatriz Vitória Alves Silva, de 17 anos, saber que todo o esforço e dedicação da equipe resultaram nesse reconhecimento é motivo de muito orgulho. “Achei tudo incrível, eu e as meninas nos esforçamos muito, não tenho nem palavras para descrever a emoção que senti no momento que ganhamos. Todo o apoio que o nosso professor Leandro deu, os conselhos e ensinamentos junto com a nossa direção do São Pedro, só tenho a agradecer a eles por essa experiência e oportunidade incrível, e agradecer também à Regional Sul Fluminense”, disse.

Já a aluna Fernanda de Faria Marcelino, de 17 anos, descreveu a emoção de representar a cidade e toda a região Sul Fluminense na Expotech 2025. “Trazer essa medalha para casa foi um motivo de muita alegria. É gratificante saber que nossa dedicação ao longo da carreira estudantil valeu a pena, e que nosso projeto, que visa salvar vidas através de um sistema de alerta para deslizamento de taludes, se tornou visível ao próprio Governo do Estado como forma de ajudar as comunidades e todas as regiões que sofrem com essa tragédia. A partir desse trabalho, oportunidades vêm surgindo a nós, até mesmo como forma de incentivo para não desistirmos do que estamos fazendo, só tenho a agradecer imensamente a Deus e todos que fizeram parte disso, e expressar o quanto estou feliz com tudo, assim como minha família e amigos”, destacou.

A aluna Maria Eduarda Carvalho Simões, de 16 anos, pontuou que participar do projeto foi uma experiência especial, na qual ela e as amigas aprenderam, trabalharam e se dedicaram em equipe. “Ganhar o 1º lugar foi uma alegria enorme e ficamos muito orgulhosas com esse reconhecimento. Agradecemos muito ao professor Leandro Ribeiro, às diretoras Juliana e Luciana, além das coordenadoras Rosana e Sílvia, que nos incentivaram desde o começo”, disse.

Já Isabela Serafim Machado, de 16 anos, afirmou ter sido uma honra participar do projeto e uma surpresa conquistar o primeiro lugar. “Foi um projeto feito com muito esforço. Nós pesquisamos, montamos o dispositivo e a maquete com o máximo de dedicação. A sensação de ter ganhado foi um mix de sentimentos, entre alegria e alívio, demonstrados em lágrimas, sorrisos e muitos abraços”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos