BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa realizou, nesta segunda-feira, 18, uma reunião com artesãs do município com o objetivo de discutir estratégias e planejar ações para o setor. O encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, aconteceu no Parque de Saudade e contou com representantes do estado e de entidades parceiras.
Participaram da reunião Marcel Vasconcelos (Cecel), coordenador do Programa Estadual de Artesanato, e Úrsula Hallais, diretora da DPA, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, César de Carvalho; a gerente de Relações Empresariais e Turismo, Lenara Napoli; a presidente da Aciap-BM, Fernanda Moysés; o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Alexandre Caneda; a diretora de Turismo da ADR Sul Fluminense, Denyse Singulani; a diretora do CMEC, Elaine Daniel; e a analista do Sebrae Barra Mansa, Nathália Malaquias.
Durante o encontro, foram debatidos temas como identidade e produção artesanal, técnicas utilizadas, diagnóstico do setor e principais desafios enfrentados. Também foram apresentados os próximos passos, como cursos e capacitações, criação de uma associação de artesãos, participação em feiras e eventos e definição de um espaço fixo para comercialização dos produtos.
Marcel Vasconcelos destacou a importância da identidade cultural do município e do apoio ao setor. “Esta reunião marca um momento especial para o artesanato em Barra Mansa, reunindo entidades e artesãos em torno de um mesmo propósito. O artesanato daqui possui uma identidade própria que precisa ser fortalecida, reconhecida e projetada em feiras, eventos e exposições. A Coordenadoria do Programa Estadual de Artesanato, em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo, tem somado esforços para valorizar esse patrimônio, ampliando oportunidades e dando visibilidade às criações locais”, afirmou.
O secretário César Carvalho reforçou que o artesanato também é uma fonte de renda para o município. “Estamos construindo um novo ciclo para o setor, com oportunidades de capacitação, organização e visibilidade. O artesanato é parte da nossa cultura e é uma importante fonte de geração de renda para Barra Mansa. Prova disso é o destaque que conquistamos recentemente na Expo Rio Turismo 2025, uma das mais importantes vitrines da economia criativa do Estado. Doze artesãs representaram o município. Essa visibilidade consolida o artesanato local como vetor de desenvolvimento cultural e econômico”, disse.


