BARRA MANSA
Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa participaram nesta quarta-feira, dia 10, do evento de encerramento do Programa de Mentoria em Educação Ambiental 2025.2. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ) em parceria com a Universidade do Ambiente – escola corporativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O encontro ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado, na cidade do Rio de Janeiro, e reuniu profissionais da área ambiental de diferentes municípios do estado. Ao longo dos últimos meses, o programa ofereceu capacitações, oficinas práticas, rodas de diálogo e acompanhamento técnico especializado com a finalidade de qualificar as equipes municipais para a elaboração e atualização do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e para o fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental.
A gerente de Educação Ambiental de Barra Mansa, Manuela Novaes Gianelli Santos, deu mais detalhes e ressaltou a importância do evento. “O objetivo da mentoria foi capacitar os técnicos em educação ambiental dos municípios do Rio de Janeiro para a construção de um planejamento que reúna e normatize os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. Além dos benefícios ambientais, o programa tem extrema importância, pois contribui para o aumento de arrecadação das prefeituras, por meio do ICMS Ecológico”, informou.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, a participação do município no programa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais e com a promoção de ações educativas voltadas à sustentabilidade. “Estamos trabalhando para que esse conhecimento se transforme em ações concretas, beneficiando o meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida para a população. Isso reforça a responsabilidade coletiva que temos com as futuras gerações”, destacou.
Durante o evento, também foi entregue aos municípios um almanaque do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), material educativo que apresenta informações sobre espécies de primatas e o trabalho de conservação da fauna realizado no estado.


