Barra Mansa marca presença em encerramento do Programa de Mentoria em Educação Ambiental

Iniciativa estadual visa auxiliar os municípios fluminenses a avançar em suas ações de conservação e sustentabilidade. Evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 12 10 at 16.04.53 (2)

BARRA MANSA

Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa participaram nesta quarta-feira, dia 10, do evento de encerramento do Programa de Mentoria em Educação Ambiental 2025.2. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ) em parceria com a Universidade do Ambiente – escola corporativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O encontro ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado, na cidade do Rio de Janeiro, e reuniu profissionais da área ambiental de diferentes municípios do estado. Ao longo dos últimos meses, o programa ofereceu capacitações, oficinas práticas, rodas de diálogo e acompanhamento técnico especializado com a finalidade de qualificar as equipes municipais para a elaboração e atualização do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e para o fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental.

A gerente de Educação Ambiental de Barra Mansa, Manuela Novaes Gianelli Santos, deu mais detalhes e ressaltou a importância do evento. “O objetivo da mentoria foi capacitar os técnicos em educação ambiental dos municípios do Rio de Janeiro para a construção de um planejamento que reúna e normatize os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. Além dos benefícios ambientais, o programa tem extrema importância, pois contribui para o aumento de arrecadação das prefeituras, por meio do ICMS Ecológico”,  informou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, a participação do município no programa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais e com a promoção de ações educativas voltadas à sustentabilidade. “Estamos trabalhando para que esse conhecimento se transforme em ações concretas, beneficiando o meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida para a população. Isso reforça a responsabilidade coletiva que temos com as futuras gerações”, destacou.

Durante o evento, também foi entregue aos municípios um almanaque do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), material educativo que apresenta informações sobre espécies de primatas e o trabalho de conservação da fauna realizado no estado.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos