A Secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia na próxima semana a participação na Campanha Nacional de Combate à Sífilis. Através de um pedido do Ministério da Saúde, a campanha ocorrerá entre os dias 6 e 10 de novembro, das 8h às 17h, nas unidades de saúde do município. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doença, principalmente gestantes, sobre a prevenção e tratamento da doença, prevenindo a transmissão aos bebês.
Segundo a coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Renata Martins, a campanha servirá de reforço ao trabalho já desenvolvido durante o ano. “Devido ao aumento de casos de sífilis no país, o Ministério da Saúde instituiu que as secretarias de saúde reforçassem sobre o tratamento nos municípios”, completou.
Durante a campanha, será ofertado o teste rápido para sífilis, além de ações educativas com distribuição de cartilhas e orientação. “É importante ressaltar que a sífilis é uma doença sexualmente transmissível e que tem cura, quando diagnosticado precocemente, além de fácil tratamento”, afirmou.
Ela ainda destaca que a prevenção das gestantes é um dos principais objetivos da campanha. “As gestantes já realizam o teste rápido no primeiro mês da gestação. O tratamento precoce previne a transmissão da doença ao bebê, a chamada sífilis congênita, que pode provocar má formação e aborto espontâneo”, alerta.
A campanha de combate à sífilis acontecerá em 30 unidades de saúde dos seguintes bairros: Belo Horizonte, Boa Vista II, Bocadinha, Centro, Colônia, Cotiara, Jardim Primavera, Km 4, Loteamento Sofia, Monte Cristo, Roselândia, São Francisco, São Pedro, São Luiz, Saudade, Siderlândia, Vila Coringa I, Vila Independência, Vila Maria I, Vila Maria II, Orlandélia, Vila Principal, Vila Ursulino, Vista Alegre, Julio Caruso, Piteiras, Santa Rita de Fátima, Paraíso de Baixo, Mangueira e na Clínica da Família, na Vista Alegre.