Adquiridos ao custo unitário de R$ 175 mil, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Serfiotis, os novos carros irão atender os pacientes sob tratamento no programa Tratamento Fora Domicílio (TFD). O objetivo da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é garantir a qualidade e a segurança dos usuários da saúde pública municipal.
A frota de veículos é para melhor locomoção dos pacientes. Atualmente são mais de 500 pessoas que utilizam os serviços fora de Barra Mansa sob custo zero. Segundo informou o secretário Municipal de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, a aquisição foi uma conquista não só para os usuários, mas também para o município.
Sérgio Gomes disse ainda que essa aquisição é uma grande conquista, principalmente para os usuários. “Nosso objetivo é dar a eles mais conforto e segurança durante a viagem. O prefeito Rodrigo Drable está de parabéns por sempre trabalhar em prol da população. Estamos no caminho certo para sempre avançar”, destacou o secretário.
O programa, segundo informou a gerente de controle e avaliação, Débora Franco, atende os usuários que não consegue o tratamento dentro do município, porém o TFD transporta pacientes paracidades a cima de 50 km de distância de Barra Mansa. Lembrou ainda que os pacientes são encaminhados para outras cidades, conforme a pactuação para receberem os atendimentos. “Se a distância for inferior a 50 quilômetros, nós fazemos o encaminhamento e o paciente vai por conta própria”, declarou a gerente de controle e avaliação.
NOVOS CAMINHÕES
Além da Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) adquiriu nove novos caminhões. A iniciativa integra a proposta da direção da autarquia de renovação da frota.
Vale lembrar que um caminhão hidrovácuo será destinado à realização de serviços de desentupimento de bueiros e fossas.
O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, informou que na lista de aquisição também consta de um caminhão pipa, dois caminhões basculantes e cinco caminhões para a manutenção dos serviços de água e rede de esgoto. Disse que os novos veículos certamente, agilizarão os serviços, além de proporcionarem economia aos cofres públicos, pois permitirá reduzir gastos com aluguel de veículos.