Barra do Piraí
Barra do Piraí atravessa um período de forte desenvolvimento econômico, segundo dados atualizados do CAGED e do DataSebrae até outubro de 2025. O município registrou, apenas em outubro, saldo positivo de 110 novos empregos formais, consolidando um total de 689 vagas geradas entre janeiro e outubro — um dos melhores resultados do Estado.
Os setores de indústria e serviços continuam liderando as contratações, enquanto o comércio apresenta sinais de recuperação após anos de retração. O ambiente empresarial também mostra evolução expressiva: de janeiro até 22 de novembro, foram abertas 1.801 novas empresas, o maior número em 15 anos.
O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tadeu Oliveira, destaca que os avanços refletem o trabalho técnico desenvolvido desde o início do ano. “Em apenas dez meses mudamos completamente o cenário do trabalho e do desenvolvimento econômico de Barra do Piraí. Nosso crescimento é sólido, concentrado em indústria e serviços, e fruto de um ambiente favorável para empreender e contratar. Seguiremos trabalhando para ampliar ainda mais esses resultados”, afirmou.
Entre os segmentos que mais geraram empregos estão indústria, serviços, logística e turismo. Paralelamente, o município acelera iniciativas estruturantes, como o Contrata+ Brasil, o Regin 2.0 — que já permite que 95% das novas empresas sejam abertas em até uma hora —, além da criação da Companhia de Desenvolvimento Econômico e novas parcerias com AgeRio e Governo do Estado.
A prefeita Katia Miki celebrou os indicadores. “Ver Barra do Piraí avançando dessa forma me enche de orgulho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo e mostram também que Barra do Piraí não está para brincadeira. Aqui é a cidade do emprego, da renda, das oportunidades e do desenvolvimento real”, afirmou.
Katia Miki também projetou um cenário ainda mais otimista. “Eu afirmo que o crescimento vai ser ainda maior. Estamos estruturando projetos que vão transformar os próximos anos e colocar nosso município em um novo patamar”, declarou.