BARRA DO PIRAÍ
Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, a Prefeitura de Barra do Piraí reforça o alerta à população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O município realiza, ao longo de todo o ano, ações de prevenção e conscientização, que são intensificadas neste período.
A Diretoria de Vigilância em Saúde e os Agentes de Combate às Endemias fazem durante todo o ano visitas domiciliares, ações educativas e o monitoramento de áreas com maior risco de transmissão. O trabalho é direcionado a partir de dados e armadilhas de captura de ovos, que ajudam a identificar os locais com maior incidência do mosquito.
Somente em 2024, Barra do Piraí registrou 7.004 casos notificados de dengue, sendo 4.938 considerados prováveis. Em 2025, até o momento, já são 672 notificações, com 65 casos prováveis. O balanço reforça a importância de que cada morador faça sua parte, eliminando possíveis criadouros dentro de casa e no quintal.
O Dia D de Mobilização contra a Dengue será realizado neste sábado (8), com ações concentradas na Praça Nilo Peçanha, região central da cidade. Durante todo o dia, equipes da Vigilância em Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias vão realizar abordagens educativas, entrega de materiais informativos e visitas de orientação em estabelecimentos e residências próximas.
A diretora da Vigilância em Saúde, Carolina Sousa, explica que o trabalho de combate é contínuo e envolve tanto o monitoramento técnico quanto as ações educativas.
“No Dia D, a gente vai fazer algumas ações educativas, e os agentes vão trabalhar em toda a região central da cidade. A gente atua com educação em saúde e também com ações para resolver problemas específicos, como o da dengue. Quando percebemos aumento de casos em determinado bairro, as equipes se deslocam para lá para fazer uma varredura e reduzir os focos”, destacou Carolina.
De acordo com o balanço da Vigilância, os casos de chikungunya também exigem atenção. Em 2024, foram registrados quatro casos prováveis, e em 2025, até o momento, cinco. Não há registros de zika vírus nos últimos cinco anos no município.
A campanha dos 10 minutos contra a dengue é um dos principais aliados da prevenção. A proposta é simples: reservar dez minutos por semana para vistoriar o quintal, calhas, caixas d’água, vasos de plantas e ralos, eliminando qualquer foco de água parada.
O coordenador da equipe de Endemias, Allan Duarte, reforça que o Dia D de Mobilização é uma oportunidade para chamar a atenção dos moradores.
“Essa é uma ação importante para reforçar o alerta e mostrar que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada. A equipe de agentes está nas ruas todos os dias, mas é fundamental que cada morador também verifique sua casa e elimine os criadouros”, disse.
A prefeita Katia Miki destacou o empenho das equipes e o papel fundamental da comunidade.
“A Prefeitura atua o ano inteiro com ações de prevenção, mas nada substitui a colaboração dos moradores. Cada atitude faz diferença para evitar a proliferação do mosquito e proteger a nossa cidade”, afirmou a prefeita.