BARRA DO PIRAÍ
Com o objetivo de impulsionar o turismo regional e consolidar um novo atrativo no interior do estado do Rio de Janeiro, representantes das prefeituras de Barra do Piraí e Valença, junto ao Sebrae e à Secretaria Estadual de Turismo, promoveram um encontro com empresários e profissionais do setor turístico. A reunião, realizada na tarde da última segunda-feira, 9, no espaço Ipitown, no distrito de Ipiabas, teve como foco a articulação e o planejamento da futura Rota Turística Ipiabas-Conservatória.
A proposta visa criar um elo turístico entre os dois distritos, fortalecendo a integração entre Ipiabas (Barra do Piraí) e Conservatória (Valença), destinos já conhecidos por suas belezas naturais, gastronomia e cultura, especialmente a musical. A nova rota pretende ampliar a oferta de experiências para os visitantes, promovendo roteiros integrados e valorizando os atrativos locais.
Durante o encontro, foram discutidos aspectos operacionais, estratégias de promoção e alinhamento entre os envolvidos, com o intuito de garantir uma implantação eficiente da rota. A ação foi considerada mais um passo importante na estruturação do projeto, que vem sendo desenvolvido com apoio técnico do Sebrae e articulação das secretarias municipais e estadual de Turismo.
Presente na reunião, o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado e embaixador do Vale do Café, Wanderson Farias, destacou os avanços nas tratativas. “Nos reunimos com representantes do trade turístico de Ipiabas e Conservatória para dar continuidade ao desenvolvimento dessa nova rota. O encontro foi produtivo, com debates relevantes para o andamento do projeto. Estão previstas novas reuniões para garantir um lançamento bem estruturado”, afirmou Wanderson.
A expectativa é que a rota seja oficialmente apresentada ao público em agosto, durante o Salão Nacional de Turismo, um dos principais eventos do setor no país.
O secretário municipal de Turismo de Barra do Piraí e também interino da pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tadeu Oliveira, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “A criação desse roteiro turístico tem grande potencial de atrair mais visitantes para Barra do Piraí e Valença. A parceria entre as duas cidades, com apoio do Governo do Estado e do Sebrae, é fundamental para tornar essa rota uma referência no interior fluminense”, concluiu o secretário.