BARRA DO PIRAÍ
O município deu mais um passo importante para consolidar seu ambiente de negócios como referência em agilidade e desburocratização. A prefeita Katia Miki, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento, Tadeu Oliveira, e o responsável pela Central de Apoio ao Empreendedor, Ricardo Silva, participaram de uma reunião no Sebrae, em Volta Redonda, na sexta-feira, dia 14. O objetivo foi apresentar os avanços do município no processo de abertura de empresas e alinhar novas estratégias de eficiência.
Atualmente, Barra do Piraí está entre os dez municípios do Estado do Rio de Janeiro com o menor tempo médio para abertura de empresas. A previsão é que, ainda em 2025, o prazo seja reduzido para menos de uma hora, resultado da implementação do Regin 1.0 e 2.0, realizada em parceria com o Sebrae, a Jucerja e as equipes técnicas da Prefeitura.
Durante o encontro, Barra do Piraí oficializou sua integração à Rede Regin, grupo que reúne municípios fluminenses comprometidos com a simplificação e modernização dos processos de abertura e alteração de empresas no estado. A adesão fortalece a troca de experiências e amplia a eficiência das ações voltadas ao empreendedorismo.
O secretário Tadeu Oliveira ressaltou o impacto direto da iniciativa. “Com o Regin 2.0 totalmente ativo em dezembro, e o tempo de abertura de empresas chegando a até uma hora, vamos alavancar ainda mais o empreendedorismo e os negócios em Barra do Piraí”, afirmou.
A prefeita Katia Miki destacou que o município se tornou mais competitivo e atrativo para novos investimentos. “Nosso desenvolvimento é notável. Hoje é possível enxergar Barra do Piraí como uma cidade muito mais harmoniosa e atrativa para investimentos externos e abertura de empresas e microempresas. Tudo isso é fruto de muito trabalho e compromisso com o cidadão barrense. Em 11 meses de governo já mostramos avanços consideráveis e posso garantir que não iremos parar por aí”, declarou a prefeita.