BARRA DO PIRAÍ
A Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, promoveu mais uma edição do “Barra Cidadã”, proposta que visa oferecer serviços civis à população barrense. O evento aconteceu nessa terça-feira, dia 18, no Centro e regularizou centenas de documentos, certidões e registros, com agentes do programa “RJ pra Todos” e de secretarias municipais.
As atividades do “RJ pra Todos” envolveram os serviços da Carreta da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), Detran, Fundação Leão XIII, com diferentes serviços, como isenção de segunda via de certidões e habilitação para casamento; bem como o Procon. Já da Prefeitura de Barra do Piraí foram oferecidos o “Barra Green”; o Demutran, com requerimento do vale social para pessoas com doenças crônicas e deficientes e a vaga para idosos nos estacionamentos; Fundo de Previdência, com simulação de aposentadoria e dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC); além das secretarias de Assistência Social, com cadastro de novos usuários esclarecendo os serviços como Cadastro Único e Bolsa Família; Subsecretaria da Mulher, com atendimento jurídico contra a violência doméstica e cursos oferecidos pela pasta; e Educação, com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que está com inscrições abertas para as próximas turmas.
]Para a secretária de Comunicação da Prefeitura de Barra do Piraí, América Tereza Nascimento, ter eventos desta natureza auxilia a população a ficar em dia com suas obrigações civis. “São serviços oferecidos ao longo dos dias nas repartições públicas. Mas, o corre-corre do dia a dia nos faz esquecer. Daí, quando tem uma ação assim, ainda mais com a parceria do Governo do Estado, o barrense acaba sendo favorecido”, frisa a chefe da pasta, acrescentando o apoio dado pelo deputado Estadual Munir Neto, que foi parceiro do projeto no município barrense.
Já o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, agradeceu ao governador Cláudio Castro, pelo apoio com toda estrutura. Mario ainda fez menção à iniciativa privada, que também se fez presente. “Foram atividades de extrema importância para os barrenses. Emitir um documento não é fácil, sobretudo quando se perde a primeira via. Quem não fica doido?! Temos que ser gratos pela sensibilidade do Cláudio Castro conosco em diferentes momentos, e, neste, não seria diferente”, opina o prefeito.