>
a voz da cidade 970 x 150 px

Banco de Olhos de Volta Redonda capacita profissionais do Estado

Por Tânia Cruz
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

Dez profissionais de enfermagem do Programa Estadual de Transplantes iniciaram nesta quinta-feira, dia 28, uma capacitação realizada pelo Banco de Tecido Ocular Pedro Sélmo Thiesen – o Banco de Olhos de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista. O objetivo é retornar as captações de córneas nos 34 municípios de abrangência do Banco de Olhos.

A coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Michele Antoniol, informou que com a pandemia de Covid-19, as captações foram reduzidas, sendo realizados os casos só de morte encefálica dentro do centro cirúrgico. “Para retomarmos a captação de córneas na região, esses enfermeiros virão de hospitais do estado para receber o treinamento”, explicou a coordenadora.

Além desta quinta, as visitas acontecem também nos dias 4 e 11 de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde. Os enfermeiros serão divididos em dois grupos de três pessoas, e um grupo de quatro.

O Banco de Olhos de VR é o primeiro banco do estado do Rio de Janeiro Fundado em 2010. A coordenadora Michele destaca a importância das instituições parceiras como hospitais da região, em fazer as notificações dos óbitos, para que a equipe realize os procedimentos necessários.


PRIMEIRO PASSO É UMA ENTREVISTA

Segundo Michele, quando o banco é notificado sobre um possível doador, uma equipe segue para o local e o primeiro passo é uma entrevista com os familiares sobre a importância da doação. Sendo autorizada a coleta, a equipe capta a córnea e esclera (camada que protege o globo ocular), e leva ao Banco de Olhos, onde o material é processado e encaminhado para transplante.

Qualquer pessoa entre 10 e 80 anos pode ser um doador, desde que manifeste em vida junto aos familiares o desejo em ser doador, pois são os familiares que autorizam, ou não, a doação.

O Banco de Olhos de Volta Redonda funciona 24h com plantonistas. Para notificação de óbitos e possíveis doadores, os telefones são 08000-225742 ou (24) 3343-3935. A unidade está aberta para visitação com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Essa visitação é realizada de forma restrita, para atender as regras de saúde durante a pandemia. “Eu acho ótimo, porque é uma área pouco discutida na graduação. A inserção no programa é bem legal, porque estamos conhecendo em outros estados e dentro do próprio Rio de Janeiro, como funciona a captação de órgãos e tecidos, a questão da conversa com a família, o acolhimento. São várias etapas para abordar e está muito interessante”, afirmou Ana Paula de Oliveira Coelho, 34 anos, moradora do município do Rio, enfermeira há dez anos e que está participando da capacitação.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos