BARRA MANSA
Foi realizada na noite de quinta-feira, no Rotary Clube no bairro Ano Bom, uma audiência pública para tratar das linhas de Transmissão 500KV Fernão Dias, que passará por 27 municípios, dentre eles Barra Mansa. Cerca de 100 pessoas compareceram. O objetivo, segundo o presidente da audiência e representante do Ibama, Adilson Gil, é expor a população e autoridades da cidade todo o processo de construção e medidas tomadas para reduzir possíveis impactos que possam atingir a comunidade e o meio ambiente da região.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o encontro foi importante para que os órgãos ambientais, públicos e os responsáveis pelo empreendimento entrem em consenso em relação à obra. “Pedimos a implantação do canteiro de obras no município de Barra Mansa por questões tributárias. A contrapartida da empresa responsável pela obra será o reflorestamento da área disponibilizada para o serviço e a criação de um Centro de Triagem para Animais Silvestres”, disse o secretário.
LT KV
A LT KV Fernão Dias consiste num sistema de transporte de energia elétrica através de cabos de alta tensão sustentados por torres. A energia sai de uma fonte geradora, como usinas hidrelétricas, termoelétricas e eólicas, por exemplo, passa por subestações e é levada pelas linhas de transmissão até os centros consumidores, onde é distribuída por linhas de baixa tensão, chamadas redes de distribuição. Dessa forma, a energia elétrica chega até indústrias, hospitais e também as residências. O terminal Rio, em circuito simples, terá extensão aproximada de 330 quilômetros.