BARRA MANSA
O desenvolvimento regional foi debatido durante audiência pública na noite de segunda-feira, 21, que lotou o auditório da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ano Bom. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes. O evento foi promovido pela Comissão Especial do Médio Paraíba na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC). O objetivo foi apresentar o Plano de Desenvolvimento Regional, elaborado pelo grupo Lider. Participaram os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable (DEM) e de Pinheiral, Ednardo Barbosa (PSC), além de outros representantes de Volta Redonda, Porto Real, Quatis, Piraí, Resende, Paraty e Rio de Janeiro.
Na mesa principal, além do presidente da comissão especial, Marcelo Cabeleireiro, e dos prefeitos, estavam: Thiago Santana – representando o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão; Débora Caride de Carvalho – representando o APL Metalmecânico; Osvaldir Denadai – reitor do UGB; José Carlos dos Santos – coordenador diocesano da Pastoral do Empreendedor, representando o bispo Dom Luiz Henrique; Bruno Paciello– presidente da Aciap de Barra Mansa; e Marcelo Rodrigues – presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ).
Foi feita uma apresentação inicial sobre o grupo Lider Vale Médio Paraíba (LVMP), pelo coordenador, Antônio Carlos. Ele destacou que o Lider, uma iniciativa do Sebrae, existe com a metodologia de promover o desenvolvimento regional em diversos locais do Brasil. No Médio Paraíba o trabalho foi iniciado em 2017 com a meta de alcançar esse desenvolvimento até 2030. “O grupo começou com 40 pessoas e hoje tem mais de 100, todos voluntários”, disse.
São quatro eixos prioritários que compõem o Plano de Desenvolvimento Regional: Turismo, Mobilidade, Tecnologia e Educação, mas, segundo Vilela, o grupo está aberto para trabalhar em novas áreas. “Conseguimos rastrear o que está sendo feito nos municípios nesses quatro eixos para elaborar essas as ações”, afirmou.
OS EIXOS
O eixo de turismo é coordenado pela empresária Denyse Singulani. Ela destacou cinco ações iniciais para alavancar o setor na região. São eles: Ciclo Turismo, com mapeamento dos 440 quilômetros que compreendem os 12 municípios, além do desenvolvimento de totens e placas indicativas dos pontos turísticos; Calendário de eventos; Divulgação em vídeos e panfletos/ Produtos Turísticos; e Produtos Turísticos de Consumo com levantamento de tudo que é produzido e consumido na região como café, doces, geleias e cachaça.
O coordenador do eixo de modalidade é Péricles Aguiar. Ele destacou as 12 ações que compõem o setor. Aguiar destacou a importância de criar um corredor entre Barra Mansa e Volta Redonda desafogar o trânsito na rodovia. Além disso, informou que já redigiram um documento com as demandas regionais para incluir na renovação da concessão da Rodovia Presidente Dutra.
Cinco ações fazem parte do eixo tecnologia. Os coordenadores Eduardo Chaves e Débora Caride de Carvalho, disseram que a principal delas seria a implantação de um Polo Tecnológico no Sul Fluminense. As ações direcionadas ao eixo educação foram elencadas pelo secretário de Educação de Barra Mansa, Luis Fernando Vitorino, que apontou ser primordial a melhoria na qualidade da educação básica. Ao todo, foram definidas nove ações, sendo a principal delas, a implantação de escolas inovadoras com meta de implantação de duas por ano até 2030. Também foi mencionada a importância de capacitar os gestores, estimular pesquisas e elaborar diagnósticos educacionais a fim de que trocar experiências.
FORTALECENDO A REGIÃO
O deputado Marcelo Cabeleireiro disse ao final sobre a necessidade de incentivar as empresas e fortalecer a geração de emprego e renda no estado. “Precisamos combater a alta carga tributária para competirmos diretamente com outros estados como Minas Gerais e São Paulo. Hoje, os empresários têm muita dificuldade para se manter e sobreviver ao que ocorre no Rio”, ressaltou o parlamentar, frisando que no dia 24, quinta-feira, será realizado um workshop de desenvolvimento regional com a presença do governador Wilson Witzel e apresentará tudo que foi falado no evento em Barra Mansa para que ações possam ser colocadas em prática.
O representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Santana, falou a respeito das ações que estão sendo realizadas em prol do desenvolvimento econômico.
Em sua fala, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable discursou sobre a importância de unir as pessoas que estão dispostas a agir para tirar do papel as ideias e frisou ainda a necessidade de debater esse crescimento a nível regional. “Barra Mansa é uma cidade conectada às outras pela curta distância, pela ligação próxima entre as pessoas e os negócios. Por isso, precisamos falar de toda região e do potencial de cada cidade”, afirmou. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, faz parte do grupo Lider e também falou sobre trabalho em conjunto “apesar das dividas territoriais”, citando o exemplo do que já ocorre na área da saúde com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que reúne representantes dos 12 municípios.
Em nome do grupo Lider, Débora resumiu que o objetivo do projeto foi juntar as ações que eram realizadas separadamente por cada instituição e agradeceu o empenho do deputado Marcelo. “Foi em um bate-papo que nos propôs essa audiência e é uma grande oportunidade de darmos andamento a esse trabalho. O projeto existe, já está pronto, e é importante agora termos alguém para defendê-lo na Alerj”, ressaltou.