>
a voz da cidade 970 x 150 px

Audiência pública discute tema da Campanha da Fraternidade deste ano  

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Uma audiência pública na Câmara de Volta Redonda discutiu na noite de quinta-feira o tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. A ação foi do vereador Jari (PSB), que presidiu a audiência, e contou com a presença do administrador apostólico, dom Francisco Biasin, o padre Juarez Sampaio, o vereador Edson Quinto e os professores Raone Ferreira, que faz parte do Conselho Municipal da Juventude, e José Arimathea.

Para o vereador Jari, é necessário levar a todos o tema da Campanha da Fraternidade neste ano, utilizando os espaços públicos. “É lei Federal fazermos políticas públicas para a população e hoje estamos aqui de forma muito satisfatória falando sobre políticas públicas. Nós temos que trabalhar pensando na população, no interesse coletivo e pelo bem comum”, disse.

Dom Francisco Biasin destacou que a exemplo de Jesus, toda pessoa deve exercer a sua função como cidadão. “É difícil ouvir falar de Jesus cidadão, mas é fundamental para que possa conceber também a Campanha da Fraternidade deste ano e a atuação da Igreja. Claro que falo em nome da Igreja Católica, mas creio que seja uma realidade vivida por qualquer Igreja que assume o evangelho na sua integridade”, destacou o bispo ao dizer que como homem, Jesus se submeteu às leis de sua época, cumprindo os deveres de cidadão, porém reivindicando também os direitos do povo.


O bispo recebeu uma moção honrosa pelo serviço prestado esses anos à frente da diocese. No último dia 13 foi nomeado seu sucessor, dom Luiz Henrique da Silva Brito, que tomará posse no dia 11 de maio.

Para o padre Juarez, é preciso união para evitar a perda de direitos conquistados e avançar na construção de uma sociedade mais justa. “A Campanha da Fraternidade veio alimentar ainda mais esse desejo para que tenhamos dias melhores. É possível realizar políticas públicas. Vai depender do nosso empenho e do nosso desejo de buscarmos sempre o diálogo e o debate público para garantir os direitos dos mais pobres e mais necessitados”, disse o padre.

Campanha da Fraternidade no Brasil

A Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. A formação da campanha descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos