RESENDE
A atleta de Resende, Thayna Lorena, de 11 anos, está classificada para o Campeonato Panamericano Sub-13 e Sub-15 em Lima, Peru, que acontece em julho. A classificação ocorreu nesta sexta-feira, dia 2, na Arena da Juventude, em Deodoro, Rio de Janeiro. A atleta disputou a vaga com mais sete atletas do Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e Paraíba.
Com essa conquista, a atleta se torna a número 1 do Brasil da categoria -47 quilos na classe Sub-13. A vaga para a seletiva foi confirmada após a jovem conquistar o 1° lugar no Campeonato Brasileiro Regional de 2023, em abril, em Vitória/ES, competindo pela região 3 – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Thayna compete em alto rendimento desde o ano passado, mas foi em 2023 que conseguiu destaque nas competições. “A importância de uma competição como esta é entrar no circuito internacional. Representar o Brasil, na minha categoria, aos 11 anos, abre caminho para atingir meu objetivo: ser Atleta Olímpica. Essa conquista é o início de um sonho”, disse a atleta.
Thayna é atleta do 1º e 2º Centro Municipal de Esportes da Prefeitura de Resende, e sempre treinou, lutou e competiu com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente participa das aulas de judô, jiu-jitsu e pilates, oferecidas gratuitamente, pelos centros, a fim de melhorar seu desempenho.
A atleta participa, com orgulho, do projeto “Judô na Escola”, criado em 2019. Com apenas 11 anos, é preciso conciliar o esporte com os estudos. Aluna do Colégio Municipal Getúlio Vargas, mantém uma conduta de muita dedicação.
ATIVIDADES GRATUITAS
De acordo com a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, nos 25 polos espalhados pela cidade, são oferecidos à população 13 tipos de atividades: yoga, ballet, pilates, judô, jiu jitsu, zumba, pilates solo, judô, hip hop, funcional, jazz, futebol society, projeto corredores de rua, além das atividades da Melhor Idade + Ativa.
As aulas de judô acontecem de segunda a quinta-feira, nos Centros Esportivos, para alunos de quatro a 17 anos, no período da manhã, tarde e noite.
PROJETO JUDÔ NA ESCOLA
O projeto Judô na Escola incentiva centenas de estudantes e seus pais a praticarem esse esporte, oferecendo aulas gratuitas nas unidades escolares do município. Atualmente, as aulas acontecem na Escola Municipal Noel de Carvalho, na Liberdade, Escola Municipal Dona Mariúcha, no Santo Amaro, CIEP 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, no São Caetano.
N