RESENDE
A prefeitura promove nesta sexta-feira, dia 31, uma série de ações especiais em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta data. As atividades estão sendo realizadas pelo Programa de Controle ao Tabagismo (PCT) desde quinta-feira, dia 30, e seguem até este sábado, dia 01.
A programação do Dia Mundial Sem Tabaco teve início na quarta-feira com uma atividade interativa com os jovens do projeto da Guarda Mirim, com exibição de vídeos e dinâmicas. Já na sexta-feira, dia 31, no Pátio Administrativo da Prefeitura, acontece uma ação durante a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para captação, orientações, avaliação do grau de dependência e direcionamentos aos usuários abordados, chamando atenção para a data de mobilização Mundial sobre o assunto. No sábado, dia 01, as atividades serão realizadas no Posto de Saúde Cidade Alegria, às 10 horas, com roda de conversa com a Psicóloga do programa, Dra. Camilla do Espírito Santo Silva, falando sobre as conquistas ao deixar de fumar.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, a enfermeira Alessandra Clume, é de extrema importância atingir os fumantes e promover o espaço e o suporte para que consigam se livrar do vício e, consequentemente, conquistar um novo estilo de vida mais saudável. “Considerando o tabagismo uma doença de saúde pública, com causa morte evitável, é fundamental o papel desempenhado pelo PCT de receber os fumantes e indicar o caminho para uma nova vida. Recentemente, inclusive, o programa recebeu uma psicóloga que estimula através de suas rodas de conversas uma reflexão para os malefícios do cigarro e outras drogas”, explica a coordenadora.
NAS ESCOLAS
Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Daniela Theodoro, os esforços começam cedo. O programa vem abordando dentro das unidades do município a conscientização sobre os riscos do tabagismo, com o intuito de fazer a prevenção do uso de Tabaco e outras drogas. Além da prevenção, a linguagem utilizada pelas equipes visa formar cidadãos críticos, capazes de decidir sobre adoção de estilos saudáveis, com responsabilidade social, dentro de uma concepção mais ampla a saúde. “A abordagem desse tema em unidades escolares, é de extrema importância, uma vez, que em adolescentes em fase escolar, observa-se um aumento de práticas ao uso do tabaco. Acreditamos que esse início do uso ao tabaco está associado à imitação do comportamento do grupo inserido, ou amigo próximo tabagista, por exemplo. Com isso, essa atividade em educação em saúde dentro do ambiente escolar, torna-se um aliado a prevenção ao uso do tabaco”, disse Daniela.
As atividades são conduzidas através de vídeos, experiências e uma construção de diálogo, com muitas trocas e relatos. Recentemente o PCT, recebeu uma psicóloga que estimula através de suas rodas de conversas uma reflexão para os malefícios do cigarro e outras drogas.