RESENDE
O Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, dia 5, será marcado por diversas ações na cidade com o tema: “Investir no meio ambiente é garantir qualidade de vida para todos”. Nesta terça-feira, estudantes participaram de um passeio-expedição pelas águas do Rio Paraíba do Sul. A atividade foi desenvolvida pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) com apoio de militares da Academia Militar das Agulhas Negras e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Com a proposta de demonstrar aos estudantes as belezas do Paraíba e também o volume de poluentes despejados no manancial, o passeio-expedição envolveu aproximadamente 400 participantes, em embarcações do Exército, a partir do encontro do Rio Paraíba com o Rio Alambari, na Rua Prefeito Botafogo, no bairro Comercial. A Amar também realizou um mutirão de limpeza na Área de Proteção Ambiental (APA) localizada no encontro dos rios.
O presidente da Amar, Wilson Moura, destacou a preocupação com o abastecimento durante o inverno e fez alerta contra a emissão de poluentes no Paraíba. “O nível do nosso reservatório esta abaixo de 40%. Vi em 2015 a represa chegar a 6% de nível, grandes reservatórios utilizavam o volume morto. Em Resende não temos essa preocupação tão acentuada quanto os município vizinhos. Mas o que preocupa ter esse nível baixo e com pouca previsão de chuva, nos faz pensar em como vencer esse período que dura até outubro. E quanto menos volume nos rios, maior a concentração dos poluentes”, falou, completando: “Os mutirões de limpeza demonstram o material que é descartado nas margens. E não somente nas margens, como nas ruas, a sujeira despejada segue durante as chuvas pelas redes pluviais que vão para os rios. Portanto, nosso público-alvo são os estudantes, uma questão de incentivar os alunos que são os multiplicadores. Precisamos tentar resolver o problema para as próximas gerações”.
Em estandes montados no bairro Comercial, funcionários da Amar fizeram a distribuição de mudas de plantas, além de promoverem orientações à população sobre descarte correto de materiais recicláveis. Uma oficina ensinou quem passava pelo local a como fazer suportes para mudas. “Acho muito importante esta iniciativa, afinal podemos analisar que cada um deve ser responsável pelo futuro do planeta cuidando da natureza”, comentou a estudante Maria Eduarda.
Saiba mais: produtores familiares receberão mais de R$ 2 milhões
A atividade ainda contou com a exposição fotográfica “Rio Paraíba: Desafio para a Vida”, que através de 12 imagens conta a história e mostra a riqueza da fauna e flora do principal manancial do estado e região; à noite, uma mesa temática com o tema “Os Avanços e Desafios da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos” finalizou as celebrações do dia no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.
PARCEIROS
Participam da programação do Dia do Meio Ambiente em Resende a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Parque Estadual da Pedra Selada, Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Ciep-489 – Escola Municipal Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Água Engenho da Serra, Concessionária Águas das Agulhas Negras e Associação Educacional Dom Bosco. Foram montados estandes com distribuição de mudas de plantas, oficina de montagem de suportes para mudas, orientação contra poluição no meio ambiente, distribuição de água mineral e incentivo ao descarte correto de material reciclado.
Exposição atrai moradores e destaca a defesa do meio ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou nesta terça-feira uma exposição de fotos e distribuição de mudas na Praça da Matriz, no Centro. No local, funcionários da pasta tiraram dúvidas de moradores sobre a emissão de licença ambiental, além dos atendimentos dos serviços dos programas Eco Óleo e Eco Pneu – que fazem o recolhimento de óleo de cozinho e pneus no município. As atividades relativas à Semana do Meio Ambiente vão até a sexta-feira.
Presente no evento, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou a importância desse contato com a população. “Nós fizemos questão de sair do prédio da prefeitura e vir para a rua mostrar como funciona o nosso trabalho. Hoje também estamos fazendo a doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, o que contribuiu bastante para a melhoria do clima; uma árvore ajuda na climatização do ambiente, ela ajuda a evitar enchentes e neutraliza o efeito de poluentes no ar. Então é preciso preservar as áreas verdes que existem, além de incentivar a criação de novas”, frisou, lembrando que as equipes da secretaria promoveram também um trabalho de educação para conscientizar a população sobre o que é crime ambiental, como é o caso das queimadas.
Durante a semana, serão feitos plantios de mudas nas margens dos rios Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul; conscientização sobre ações sustentáveis e a apresentação das unidades de conservação Monumento Natural Serra da Beleza pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Área de Proteção Ambiental Municipal Serra do Rio Bonito, localizadas no distrito Amparo. “Todo isso facilita o nosso trabalho. Através do projeto Águas de Barra Mansa, que será lançado na próxima sexta-feira, teremos mais 32 hectares de área verde que devem ter efeitos visíveis nos próximos quatro anos. Então é assim; tudo o que nós fazemos é para o futuro, é algo de médio a longo prazo”, analisou Beleza.