Atividades em Resende alertam sobre preservação do Rio Paraíba do Sul

0

RESENDE

O Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, dia 5, será marcado por diversas ações na cidade com o tema: “Investir no meio ambiente é garantir qualidade de vida para todos”. Nesta terça-feira, estudantes participaram de um passeio-expedição pelas águas do Rio Paraíba do Sul. A atividade foi desenvolvida pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) com apoio de militares da Academia Militar das Agulhas Negras e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Com a proposta de demonstrar aos estudantes as belezas do Paraíba e também o volume de poluentes despejados no manancial, o passeio-expedição envolveu aproximadamente 400 participantes, em embarcações do Exército, a partir do encontro do Rio Paraíba com o Rio Alambari, na Rua Prefeito Botafogo, no bairro Comercial. A Amar também realizou um mutirão de limpeza na Área de Proteção Ambiental (APA) localizada no encontro dos rios.

Durante a atividade os estudantes puderam aprender a montar arranjos para mudas de plantas

O presidente da Amar, Wilson Moura, destacou a preocupação com o abastecimento durante o inverno e fez alerta contra a emissão de poluentes no Paraíba. “O nível do nosso reservatório esta abaixo de 40%. Vi em 2015 a represa chegar a 6% de nível, grandes reservatórios utilizavam o volume morto. Em Resende não temos essa preocupação tão acentuada quanto os município vizinhos. Mas o que preocupa ter esse nível baixo e com pouca previsão de chuva, nos faz pensar em como vencer esse período que dura até outubro. E quanto menos volume nos rios, maior a concentração dos poluentes”, falou, completando: “Os mutirões de limpeza demonstram o material que é descartado nas margens. E não somente nas margens, como nas ruas, a sujeira despejada segue durante as chuvas pelas redes pluviais que vão para os rios. Portanto, nosso público-alvo são os estudantes, uma questão de incentivar os alunos que são os multiplicadores. Precisamos tentar resolver o problema para as próximas gerações”.

Em estandes montados no bairro Comercial, funcionários da Amar fizeram a distribuição de mudas de plantas, além de promoverem orientações à população sobre descarte correto de materiais recicláveis. Uma oficina ensinou quem passava pelo local a como fazer suportes para mudas. “Acho muito importante esta iniciativa, afinal podemos analisar que cada um deve ser responsável pelo futuro do planeta cuidando da natureza”, comentou a estudante Maria Eduarda.

Saiba mais: produtores familiares receberão mais de R$ 2 milhões

A atividade ainda contou com a exposição fotográfica “Rio Paraíba: Desafio para a Vida”, que através de 12 imagens conta a história e mostra a riqueza da fauna e flora do principal manancial do estado e região; à noite, uma mesa temática com o tema “Os Avanços e Desafios da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos” finalizou as celebrações do dia no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.

Representantes do Instituto Estadual do Ambiente e o Parque Estadual da Pedra Selada são parceiros da programação desenvolvida em Resende

PARCEIROS

Participam da programação do Dia do Meio Ambiente em Resende a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Parque Estadual da Pedra Selada, Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Ciep-489 – Escola Municipal Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Água Engenho da Serra, Concessionária Águas das Agulhas Negras e Associação Educacional Dom Bosco. Foram montados estandes com distribuição de mudas de plantas, oficina de montagem de suportes para mudas, orientação contra poluição no meio ambiente, distribuição de água mineral e incentivo ao descarte correto de material reciclado.

A expedição pelas águas do Rio Paraíba do Sul mobilizaram cerca de 400 participantes e chamou a atenção dos transeuntes em Campos Elíseos

O vice-prefeito Geraldo da Cunha abriu oficialmente o evento organizado pela AMAR com apoio de diversas entidades ligadas ao Meio Ambiente

Exposição atrai moradores e destaca a defesa do meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou nesta terça-feira uma exposição de fotos e distribuição de mudas na Praça da Matriz, no Centro. No local, funcionários da pasta tiraram dúvidas de moradores sobre a emissão de licença ambiental, além dos atendimentos dos serviços dos programas Eco Óleo e Eco Pneu – que fazem o recolhimento de óleo de cozinho e pneus no município. As atividades relativas à Semana do Meio Ambiente vão até a sexta-feira.

Houve a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica na Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa- Foto: Arlindo Novais

Presente no evento, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou a importância desse contato com a população. “Nós fizemos questão de sair do prédio da prefeitura e vir para a rua mostrar como funciona o nosso trabalho. Hoje também estamos fazendo a doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, o que contribuiu bastante para a melhoria do clima; uma árvore ajuda na climatização do ambiente, ela ajuda a evitar enchentes e neutraliza o efeito de poluentes no ar. Então é preciso preservar as áreas verdes que existem, além de incentivar a criação de novas”, frisou, lembrando que as equipes da secretaria promoveram também um trabalho de educação para conscientizar a população sobre o que é crime ambiental, como é o caso das queimadas.

Durante a semana, serão feitos plantios de mudas nas margens dos rios Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul; conscientização sobre ações sustentáveis e a apresentação das unidades de conservação Monumento Natural Serra da Beleza pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Área de Proteção Ambiental Municipal Serra do Rio Bonito, localizadas no distrito Amparo. “Todo isso facilita o nosso trabalho. Através do projeto Águas de Barra Mansa, que será lançado na próxima sexta-feira, teremos mais 32 hectares de área verde que devem ter efeitos visíveis nos próximos quatro anos. Então é assim; tudo o que nós fazemos é para o futuro, é algo de médio a longo prazo”, analisou Beleza.

Deixe um Comentário