BARRA DO PIRAÍ
Na manhã desta segunda-feira, dia 13, a da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma reunião com a equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) com o objetivo de alinhar estratégias e planejamentos para aprimorar e organizar os serviços.
No encontro, que ocorreu no próprio Centro POP, foram discutidos os desafios enfrentados na execução dos serviços.
A secretária da pasta, Marina Tinoco, esclareceu à equipe que é necessário revisar os processos internos do espaço, no intuito de buscar soluções que tornem o atendimento consonante com as legislações da Política Nacional de Assistência Social.
De acordo com dados levantados pelos funcionários do Centro de Referência, no ano passado 151 pessoas foram atendidas no local, sendo 121 homens e 30 mulheres. Dentro desse quantitativo, 126 faziam uso abusivo de álcool e outras drogas, 32 eram migrantes de outras cidades e 27 com algum tipo de transtorno mental.
A equipe destacou a importância de um trabalho integrado, que atenda às reais necessidades da população em situação de rua, proporcionando um suporte eficiente e um fortalecimento de vínculos familiares e sociais, convivência e a busca da autonomia.
Comprometida em mudar a realidade do Centro Pop e dos moradores em situação de rua, Marina Tinoco explicou como sua secretaria pretende atuar. “A ideia é reorganizar os serviços de forma que a convivência seja estratégia importante para a qualidade do serviço, realização de assembleias com os usuários, buscando entender suas demandas e a construção de regimento interno para direcionar o trabalho social”, pontuou.
A secretaria ainda ressaltou a dedicação e compromisso de sua equipe, expondo suas expectativas para o trabalho. “Reafirmo nosso compromisso em promover a dignidade e os direitos da população em situação de rua. A expectativa é que, com o alinhamento das ações, o Centro Pop se torne um modelo de atendimento, capaz de transformar a realidade de muitos que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, disse Marina.