BARRA MANSA
Com a chegada do inverno, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está reforçando o trabalho de acolhimento e orientação para quem mais precisa. Na noite desta quinta-feira, dia 20, uma equipe percorreu vários pontos da cidade orientando e acolhendo essas pessoas. A ação foi realizada por meio do Centro POP e do Abrigo Municipal, em parceria com o projeto Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde. O gerente de Proteção Social Especial, Thiago Felix, detalhou a dinâmica de todo o serviço.
“Nós passamos por diversos pontos, como debaixo da ponte dos Arcos, Ano Bom, Jardim das Preguiças, Igreja da Matriz, entre outros. Foram pontos estratégicos onde geralmente encontramos essa a população em situação de rua. O principal motivo delas viverem nas ruas geralmente é o vício e isso dificulta a vontade deles quererem ir para o nosso abrigo”, frisou.
O secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, destacou a importância do trabalho. “A abordagem tem uma dinâmica. Primeiro nós mapeamos os locais onde iremos fazer as abordagens, identificamos se é usuário do serviço do Centro POP e se é migrante. O trabalho é identificar os usuários, saber se eles estão cadastrados em nossos serviços e entender os motivos de não usarem o Centro como fonte de apoio. A importância do trabalho é garantir que a população em situação de rua tenha um apoio maior, com criação de vínculo. Nosso intuito é reinseri-los em suas famílias e na sociedade, ou seja, tirá-los desse estado de vulnerabilidade”, destacou.