VOLTA REDONDA
Com a presença do secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes Nogueira, foi assinada na manhã desta quinta-feira, dia 28, a parceria para a instalação do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da PM em Volta Redonda. A cerimônia de assinatura ocorreu no Restaurante Vitória, no bairro Aero, e contou ainda com as presenças de representantes das policiais Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF), empresariais e outras entidades da cidade e região. O documento teve assinatura do prefeito reeleito Antonio Francisco Neto e de prefeitos e vices, atuais e eleitos de outras cidades do Sul Fluminense.
Durante a cerimônia, teve homenagem do município ao secretário de Estado da Polícia Militar. E logo após a assinatura do convênio, agentes do BAC realizaram uma demonstração de ação com cães. Após determinação dos agentes, dois cães iniciaram a ação de localizar drogas. Ao localizar o material, os animais sentam e aguardam a aproximação dos policiais, que logo realiza a preensão e agrada os animais, seja cm brinquedos ou petiscos.
BAC SEMEÇAHNTE AO DE MACAÉ
O Batalhão de Ações com Cães de Volta Redonda será semelhante ao de Macaé, no Norte do estado, o primeiro município do interior a receber o BAC, já que o primeiro do Estado está localizado no bairro de Olaria, na capital fluminense.
O BAC ficará em Volta Redonda, mas irá auxiliar todos os municípios vizinhos do Médio Paraíba no combate ao crime com serviço especializado que irá facilitar o atendimento. Segundo declarou o prefeito de Volta redonda, durante a assinatura da parceria, a iniciativa é uma contribuição de Volta Redonda para beneficiar toda a região. “Mais uma vez agradeço à nossa parceria com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, ao Governo do Estado, que tanto têm nos ajudado a tornar Volta Redonda, a região, a cada dia mais segura. Não me canso de agradecer a parceria do governador Cláudio Vastro”, declarou o prefeito.
O BAC, que é subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), é uma unidade da Polícia Militar que tem como atividade principal o emprego de cães em atividades como busca, localização e resgate de pessoas perdidas, captura de meliantes homiziados; localização de materiais entorpecentes, armamento e artefatos explosivos; e busca de pessoas soterradas, restos mortais e ossadas humanas. Atua também em apoio às demais unidades da corporação, com Policiamento Ostensivo com Cães, bem como policiamento em praças desportivas.