RESENDE
O Conselho Municipal de Educação de Resende (Cedur) promove neste sábado, dia 2, as Assembleias Temáticas para o Monitoramento do Plano Municipal de Educação. O evento acontece a partir das 9 horas, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Morada da Colina. Este será o primeiro encontro de uma programação de assembleias que acontecerão até o mês de maio. As reuniões serão abertas ao público.
O Cedur é um órgão superior de consulta e deliberação, ligado ao Instituto da Educação do Município de Resende, da Secretaria Municipal de Educação. Os temas da assembleia de sábado são: Educação a Distância e Tecnologia da Inovação no Ensino; Educação Superior; Titulação de Professores da Educação Superior; Pós-graduação Stricto Sensu; Formação Continuada e Pós-graduação de professores; Formação de Professores e Profissionais da Educação Básica em Nível Superior.
Segundo a secretária de Educação, Rosa Frech, as assembleias têm como finalidade monitorar o Plano Municipal de Educação e observar as metas a serem cumpridas na educação de Resende. “As assembleias servem para a reflexão sobre as ações executadas do Plano Municipal de Educação e suas metas atingidas até o momento. Nesse encontro é possível ainda propor novas discussões para as melhorias nas políticas públicas da área do município. Esta ação é muito importante tanto para os profissionais da área quanto para a população. A gestão municipal busca sempre garantir um ensino público de qualidade para todos os estudantes”, informou Rosa.
O Plano Municipal de Educação, de acordo com o Cedur, foi aprovado em 2015 e é válido por um decênio (2015 a 2025). Estas assembleias antecedem o Fórum Municipal de Educação e permitem que os principais assuntos da área sejam realizados em datas específicas por temáticas. A cada biênio, os fóruns são feitos para acompanhamento do plano.
ASSEMBLEIAS
As assembleias temáticas acontecerão nos meses de abril e maio. No próximo dia 7, os encontros vão debater os temas Educação Infantil e -Educação Especial/Inclusiva. Já no dia 20, o encontro terá como tema o -Ensino Fundamental, Alfabetização e o Aprendizado adequado na idade certa/qualidade da educação/IDEB. No dia 28, os temas apresentados serão:
Educação Integral, Educação do Campo e Educação e Meio Ambiente. Já em maio, as assembleias acontecem no dia 10, quando serão debatidos os temas: Ensino Médio, Escolaridade Média da População, Alfabetização e Alfabetismo de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Educação Profissional. No dia 18, serão discutidos os temas: Valorização do Professor e Profissionais do Magistério, Plano de Carreira, Gestão Democrática e Financiamento da Educação.