RESENDE
Cinco atletas de Resende participarão da maior competição de maratona aquática do Brasil. Os nadadores da equipe Resende Águas Abertas (RAA) farão a 50ª Travessia 14bis. Serão 24 km nadando de Bertioga a Guarujá, cidades do litoral Norte de São Paulo. A prova acontece neste sábado, dia 11. A equipe resendense será representada pelos nadadores Artur Pedroza, Mirella Salomon, Matheus Ambrósio, Mario Augusto Thieme e Magno Ribeiro.
Está será a primeira prova de Artur Pedroza após confirmar no final de outubro, em Ilha Bela (SP) o título de 2017 do Circuito Swim Challenge XTerra. Sobre a travessia do próximo sábado, o resendense já tem experiência, pois foi campeão absoluto da prova em 2015 e vice-campeão em 2016. “Estamos bem preparados para este grande desafio. Agora é a hora de colocarmos em prática tudo que treinamos nestes meses de preparação”, afirma Pedroza.
Participando pela segunda vez da Travessia 14bis o advogado Mario Thieme ressalta a importância da disciplina no treinamento e do companheirismo durante toda a preparação. “É muito bom treinar com amigos. Os treinos longos nos finais de semana são muito importantes e a orientação e a companhia dos amigos dão uma motivação e uma alegria imensas”, conta.
O fato de estarem longe da praia também é uma particularidade do treinamento. “Para nós que não moramos perto da praia é um desafio a mais. Os treinos são feitos na piscina e também procuramos aproveitar a nossa região, treinando em açude e em um lago em Piraí”, explica o fisioterapeuta Magno Ribeiro.
Já o estreante da equipe na 14bis, Matheus Ambrósio destaca o desafio de conciliar os treinos com a família e a profissão. “É preciso ter disciplina, jogo de cintura e foco para conseguir manter um treinamento desses, que exige muitas horas dentro da água e esforço e encaixá-lo dentro de nossa rotina”, fala Matheus que é Engenheiro Florestal.
A única mulher do grupo e indo para a sua segunda 14bis, Mirella Salomon, que também é técnica e coordenadora do RAA não esconde a ansiedade: “Estamos muito focados e não vejo a hora de chegar a hora da prova. São muitas horas nadando e é preciso estar bem física e mentalmente. E nós estamos.”, reforça Mirella.
Tricampeão do Circuito Swim Challenge
Com uma etapa de antecedência, Artur Pedroza conquistou o tricampeonato do Swim Challenge do XTerra 2017, categoria 3 km. Com o tempo 35min03 ele conquistou a quarta vitória no circuito. Com o somatório dos pontos até esta etapa e faltando apenas a disputa em Paraty que acontece no mês que vem Artur Pedroza não pode mais ser alcançado na classificação, confirmando o título deste ano. “Pressão eu não sinto, entro em toda competição buscando o pódio, principalmente o primeiro lugar, claro. Dou o meu melhor e não entrar para perder é uma forma de mostrar meu respeito pelo evento, que está sempre procurando inovar e surpreender os nadadores. Nadar em Ilhabela é sempre especial porque é um dos lugares mais lindos que já vi e tem aquela rota do píer, que acho sensacional e nos aproxima do público”, explica o campeão.
Aos 43 anos, Artur Pedroza coleciona títulos importantes na carreira como o tricampeonato do Circuito Rei e Rainha do Mar de Copacabana e da Ultramaratona Aquática realizada na Ilha do Mel, no Paraná, este ano. Agora coloca no currículo mais um tricampeonato.
Organizado pela X3M Sports Business o XTerra reúne oito modalidades de diversos segmentos de esportes radicais. O circuito terá mais uma etapa até o final do ano na cidade de Paraty (RJ) nos dias 2 e 3 de dezembro.